fbpx

Como empresas usam o ensino a distância com os colaboradores

Compartilhe:

Um dos bens mais preciosos que uma empresa possui é o seu conhecimento. O que muitas organizações não fazem é investir em meios para armazenar essas experiências. Por isso, muitas empresas estão investindo no ensino a distância para seus colaboradores e clientes.  Normalmente ele fica retido com um grupo de pessoas e não ocorre a devida democratização das informações. Muitos talvez possam pensar que isso é uma necessidade para grandes empresas e não se aplica a corporações menores. Bem, temos uma notícia para quem pensa assim: o mundo mudou e hoje o compartilhamento de informações é fundamental para o sucesso dos negócios!

Quer ver só? Siga lendo este artigo e no final dele você nos conta se concorda.

Formação continua

Empresas que se preocupam com processos de qualidade promovem continuamente encontros para o compartilhamento de conhecimento aos colaboradores. Novos produtos, serviços ou práticas internas são os principais temas abordados. Mas será que esse compartilhamento de informações ocorre sempre? Na maioria dos casos não. Uma “reunião” é chamada apenas quando algo grave aconteceu neste ponto provavelmente alguém já ficou muito chateado com a sua empresa.

Criar a cultura da educação corporativa é algo muito importante. Empresas de sucesso fazem isso continuamente, e veja bem: nem estamos falando de companhias gigantescas – estamos falando de empresas que se preocupam com seus colaboradores e clientes. É o seu caso?

Capacitação presencial

A forma tradicional de realização dos treinamentos é o modelo presencial. É mais fácil: junte várias pessoas em uma sala, alguém liga um projetor, dita as regras de utilização do que está sendo apresentado, e encerra considerando que todos absorveram o que estava sendo dito. Já viu isso acontecer? Até algum momento dos últimos anos isso funcionava, mas hoje há uma evolução para isso. As pessoas esperam muito mais e estão abertas ao novo.

As capacitações presenciais continuam sendo vitais para alavancar discussões entre os colaboradores e a troca de ideias, em momentos de lançamentos ou em anúncios importantes. Mas toda a regra e orientação de utilização precisa estar também em um ambiente que possa ser acessado novamente, e novamente… tantas vezes quantas forem necessárias.

Capacitação a distância

A disponibilização de conteúdos em uma plataforma de ensino a distância permite que o conhecimento seja compartilhado e armazenado. A informação deixa de estar centralizada em um local, e passa a ser democratizada.

Os acessos nas vídeo aulas permitem uma organização clara de conteúdos em vídeos curtos, deixando claro a quem estiver assistindo o que a pessoa deve esperar sobre o tema. Por exemplo:

  1. Introdução ao conteúdo
  2. Conceitos e regras de aplicação do que estiver sendo apresentado
  3. Como fazer funcionar / mostre os benefícios
  4. Quais as expectativas da empresa sobre a postura dos envolvidos (funcionários/clientes)
  5. Quais cuidados devem ser observados e tomados durante a utilização
  6. Orientação para a utilização e acesso a materiais complementares

Hoje em dia a maioria dos profissionais estão muito íntimos da tecnologia. O acesso a materiais dentro de uma plataforma de ensino a distância com conteúdos que sejam de total interesse de quem estiver acessando, criam uma oportunidade incrível para auxiliar na formação das pessoas envolvidas – sejam elas colaboradoras da empresa ou os seus consumidores.

Aplicação para os clientes do ensino a distância

Quantas empresas realmente investem na capacitação dos clientes? Muitas organizações ainda não entenderam que elas têm um papel fundamental para ajudar a gerar sucesso e satisfação para os seus consumidores. A conta é simples: clientes satisfeitos = mais retenção e resultados positivos.

Agora, se a sua empresa já investiu tempo na criação de programas de formação para os colaboradores, porque não usar parte deste material para disponibilizá-los também aos seus clientes? Viu só: sua ação de organização e preparação de conhecimento pode gerar benefícios para todos.

Mais satisfação com o ensino a distância

Na medida que a quantidade de conteúdos e informações vai aumentando, sua empresa vai percebendo que:

  • Os colaboradores terão uma plataforma de conhecimento à disposição para consultar as informações sempre que precisarem
  • Eles se tornarão mais seguros de si e capacitados para realizarem os atendimentos
  • Seus clientes estarão mais satisfeitos por terem à disposição mais conhecimento relacionado ao seu produto
  • Dá gosto de acessar esse conhecimento em uma plataforma de educação a distância ou alguém realmente gosta de acessar aqueles manuais estilo bula de remédio?

Viu só? A estruturação de uma plataforma EAD pode gerar benefícios para todos os envolvidos com a sua empresa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.