Como evitar a Evasão Escolar em escolas e faculdades

Home / Educação / Como evitar a Evasão Escolar em escolas e faculdades
Como evitar a Evasão Escolar em escolas e faculdades

Toda instituição de ensino sabe que tão importante quanto atrair novos alunos, é assegurar a continuidade dos alunos atuais. A Evasão Escolar é uma preocupação do dia-a-dia de qualquer escola/faculdade. 

Conquistar novos alunos não é um desafio exclusivo dos períodos de matrículas, ele acontece ao longo de todo ano. O investimento para criação de uma boa imagem e captação de novos estudantes costuma ser alto. As campanhas de divulgação são sempre bem planejadas. Mas além da captação, a sua instituição analisa o que pode ser feito para evitar a Evasão Escolar?

Um levantamento feito pelo movimento Todos Pela Educação indica que 45,7% dos jovens brasileiros não conseguem concluir o Ensino Médio até os 19 anos – dois anos depois da idade adequada.

As evasões podem ocorrer em dois momentos:

No final do período letivo Durante o período letivo
Estudante fecha o ciclo acadêmico cumprindo com todas as atividades Estudante começa, antes de efetivada a evasão, a dar sinais de desinteresse
São fáceis de serem identificadas São difíceis de serem identificados
Ainda é tempo de garantir que a renovação de matrícula seja feita, antes da mudança para outra instituição Caso a decisão seja pela continuidade dos estudos, o aluno já estará matriculado em outra instituição
É possível reverter a situação em favor da sua instituição É mais difícil reverter a situação

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas mostrou que a maior parte das evasões escolares ocorre devido à perda de interesse dos estudantes. Isso não acontece de uma hora para a outra, é um processo que quanto antes percebido, maiores as chances da instituição reverter a situação.

Conforme vimos no quadro acima, é um desafio para as instituições a identificação das possíveis evasões que ocorrem durante o período letivo. Conforme pesquisa realizada com clientes do Sistema de Gestão Educacional UNIMESTRE, são quatro os principais indicadores analisados para detecção de possíveis evasões.

Nós preparamos um material destacando os quatro principais indicadores utilizados para detectar possíveis evasões.