Inteligência emocional no retorno às aulas – Workshop Acolhimento em Educação Digital

Inteligência emocional na volta às aulas

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Muitas instituições de ensino estão programando seu retorno às aulas presenciais. Além de todo o esforço para seguir os protocolos de segurança, é necessário pensar como a escola vai acolher seus alunos. E ainda, como será trabalhada a inteligência emocional na volta às aulas.

Retorno no Ensino Superior

Primeiramente, vamos falar das faculdades e universidades. Dentro do cenário da pandemia, diversas famílias tiveram mudanças em suas realidades como desemprego, perda de familiares, casos de depressão ou desmotivação para continuar os estudos. Por isso, nas instituições de ensino superior é necessário trabalhar de forma conjunta a motivação dos alunos e as negociações financeiras.
As instituições precisam ter pessoas especificas e preparadas para lidar com os problemas desses alunos.

Volta às aulas nas Escolas

Já para as escolas o trabalho de adaptação dos alunos, que farão o retorno às aulas, precisa ser em conjunto com os pais. No início da pandemia, as crianças tiveram que entender que a sala de casa era a sala de aula. Agora, o processo é de adaptação para o retorno, fazendo o caminho inverso. A diferença está no ambiente, que está repleto de restrições. Contudo, não é possível o contato físico com os seus amigos ou professores. Além disso, a rotina está diferente daquela que sempre existiu. Cabe a escola também trabalhar a negociações com os pais, entendendo as suas novas realidades.
A atenção a estes temas são fundamentais para as instituições de ensino e pode ter impacto no número de alunos futuro. Entretanto Isso vale tanto para o processo de rematrícula dos estudantes, quanto para o de captação de novos alunos. Então garanta que a sua instituição tenha um bom trabalho e que seja reconhecido pela comunidade.
Por fim, na palestra da Profa. Dra. Tatiana dos Santos, conversamos sobre isso. Abordamos a importância das instituições preparem protocolos também para inteligência emocional. Assim, é possível fazer um retorno às aulas presenciais da melhor forma possível.
Confira a palestra completa por este link e tenha ideias para colocar em prática hoje mesmo na sua instituição.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos