Quais recursos usar para a educação a distância – EAD

Quais recursos usar para a educação a distância – EAD

A educação a distância já é uma realidade no Brasil em diversos países do mundo. O ambiente EAD é usado no ensino regular para complementar as atividades de sala de aula. Já no Ensino Superior, isso varia de acordo com cada curso e instituição de ensino, e pode ser 20%, 40% ou 100% EAD. Tão importante quanto preparar a sua comunidade acadêmica para isso, é contar com os recursos certos para uma educação a distância de qualidade.

Um dos principais recursos para promover a educação a distância é o Portal On-Line da sua Instituição. A área dos alunos e professores deve contar com uma série de recursos e facilitadores. Eles devem se complementar, direcionando o aluno a um único objetivo em cada disciplina. Nós preparamos algumas dicas sobre este ambiente. Confira:

 

Organizando as aulas

  • Todas as instituições colocam à disposição dos professores os Diários de Classe, para que registrem as frequências, avaliações e notas dos alunos. É fundamental que os professores registrem neste espaço, o conteúdo de cada aula. Isso permitirá ao aluno ter uma noção correta sobre a sequência de atividades, e sobre o tema de cada aula lecionada.
  • Libere um ambiente para envio das produções acadêmicas dos estudantes, garantindo que as entregas de trabalhos sejam feitas totalmente via internet, por ferramentas e plataformas oficiais da instituição. Sendo assim, o professor pode disponibilizar o modelo de um arquivo e fazer com que os alunos elaborem trabalhos a partir dali, e postem diretamente online para que o professor tenha acesso direto e consiga fazer a analise do material publicado.
  • Disponibilize o acesso ao plano de ensino para que o acadêmico consiga acompanhar a sequencia das atividades propostas pela disciplina. Esse material será redigido pelo professor e aprovado pelo coordenador, antes do estudante ter acesso,com a finalidade de que tudo esteja alinhado com o projeto do curso. Afinal, é uma boa maneira de ter um controle do que será estudado durante o ano letivo ou o semestre da faculdade.

 

Use recursos de comunicação na educação a distância

Se comunicar com os alunos é algo fundamental para este ambiente. Se o aluno está presencialmente na instituição, tudo fica mais fácil. Mas quando não é o caso, use a abuse das ferramentas de interação. E você pode fazer isso:

  • Através do envio de emails, disparando comunicados diretamente pela ferramenta, aplicando filtros que podem ser separados por grupos de professores, alunos, responsáveis. Agilizando a comunicação de eventos específicos da comunidade acadêmica. Ou, se preferir, use este recurso para criar listas de contatos e enviar por outras ferramentas especializadas em e-mail marketing, por exemplo.
  • Dentro do seu portal on-line explore o recurso de recados, que é exibido logo na entrada para ficar de fácil visualização do usuário.
  • Disponibilize um aplicativo para smartphones aos seus alunos, para que eles tenham na palma da mão acesso aos recados, alertas, desempenho de notas, registros de frequências e as datas das avaliações. O aplicativo traz um resumo das principais funcionalidades do Portal On-Line, mas é um grande aliado na comunicação, através da geração de notificações push e de notícias.
  • Explore o cadastro de notícias no Portal On-Line, elas são apresentadas no dashboard inicial dos alunos. Então aborde assuntos do momento e as informações mais relevantes para a rotina escolar da sua comunidade acadêmica.

 

Disponibilização dos materiais:

Outro ponto chave da educação a distância, é garantir que os estudantes terão acesso a arquivos para download, que serão disponibilizados pelos professores ou pela própria instituição.

  • Arquivos Institucionais: a própria escola ou faculdade pode criar pastas dentro da estrutura. Cada uma pode ter regras de acesso por grupos de usuários (professores, estudantes, etc) e por cursos ou turmas específicas. Dentro destas pastas, podem ser disponibilizados materiais como: apostilas, modelos de documentos oficiais, cabeçalhos da instituição, etc… ou seja, arquivos sem um vínculo direto com uma disciplina em si.
  • Material de apoio: Já para as disciplinas, os professores conseguem disponibilizar arquivos para download de materiais como complemento das atividades de sala de aula e links de vídeos. Eles ajudam o aluno a entender a matéria explicada.Portanto, eles ainda tem todo o controle de quem acessou ou não o material disponibilizado.

 

Recursos para aplicar avaliações na educação a distância:

O processo de avaliação nem sempre é o padrão: o professor cria a prova, o aluno responde, a nota é atribuída. A participação e o engajamento do aluno pode se dar de várias formas, e para isso, existem tecnologias distintas que podem ser exploradas:

  • Crie grupos de discussão, os famosos fóruns de discussões. É uma ótima maneira de fazer a turma interagir em sobre um determinado tema. Assim o professor pode monitorar todas as interações e os alunos podem interagir com o tópico principal, ou ainda, com um comentário que achou mais relevante. Com esse monitoramento o professor consegue moderar as respostas mantendo as contribuições que considerar relevantes para o debate.
  • Outra forma é instigando os alunos a participarem de enquetes sobre os temas abordados durante a aula. Aqui, não tem certo ou errado. É importante que os estudantes se sintam livres para as suas contribuições, o resultado pode nortear o trabalho a ser feito pelo professor nas aulas posteriores.
  • Elabore provas on-line, e elas podem valer nota (que será vinculada ao diário de classe) ou servir apenas um exercício de aprendizagem (sem nota!). Crie e utilize um banco de questões por temas vinculados à disciplina e monte a atividade da forma que desejar. Aliás, é um forte aliado para as disciplinas em EAD.

Ou, use uma plataforma 100% EAD

  • Os professores ainda podem ter como aliado uma Plataforma completa de Educação a Distância . Ué, mas e tudo o que nós falamos antes, não é parte da plataforma EAD? São recursos que podem funcionar sem que o aluno tenha uma sequência obrigatória de atividades a serem desempenhadas. Quando falamos de plataforma EAD, ou LMS, o professor consegue designar a ordem com que as tarefas ocorrem. É como se fosse uma trilha, primeiro você assiste um vídeo, depois faz o download de um arquivo, em seguida envia um trabalho e faz uma prova… Além disso, o professor determinará a sequência, dentre os recursos disponíveis nessa plataforma.

 

Cada instituição de ensino tem liberdade para definir quais funcionalidades poderão ser usadas pelos seus professores e alunos. Sem dúvida, disponibilizar para a comunidade acadêmica uma plataforma web sólida e completa é algo que está tomando força e pode ser um diferencial na tomada de decisão daqueles que buscam uma instituição moderna e atendendo a necessidade de cada um.

O Unimestre conta com essas e outras funcionalidades, que com certeza irão facilitar o dia a dia dos professores, alunos e responsáveis. Ficou interessado e quer saber mais? Converse com um de nossos consultores, eles estão prontos para lhe ajudar.