fbpx

Alerta – vírus que altera boletos e desvia pagamentos

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Está na rede um novo vírus, que promete causar uma boa dor de cabeça para quem faz pagamentos, utilizando a geração de boletos bancários via internet – recurso muito comum nos softwares. Trata-se de um malware que altera o número da linha digitável do boleto de pagamento.

O vírus se instala no computador, e depois disso localiza e remove os softwares de segurança instalados pelos bancos. Além disso, desabilita o firewall do sistema operacional e se adiciona como um software confiável – pronto, após isso nenhum alerta será apresentado informando que um programa mal intencionado está sendo executado em seu computador.

Sendo assim, ele fica monitorando tudo o que o usuário faz no computador, e ao perceber que um boleto de pagamento está sendo gerado, ele começa a trabalhar. Antes que o arquivo seja apresentado ao usuário, o documento é fraudado e o número da linha digitável é alterado para que, ao fazer o pagamento, ao invés do dinheiro ir para para a empresa que emitiu o boleto, ele toma outro rumo que não pode ser identificado.

Como se defender de um possível vírus nos boletos

O usuário pode estar atento a algumas situações envolvendo os boletos, confira estas dicas:

  1. Verifique se o código de barras não fugiu muito do padrão usado. Se existirem espaços em branco maiores no meio do código, vale estar alerta;
  2. Quando um boleto correto é gerado, após fechá-lo e gerá-lo novamente, a linha digitável será exatamente igual. Com o vírus, as duas gerações poderão apresentar diferença;
  3. A logomarca do banco exibida no boleto não corresponde necessariamente à logomarca do banco para quem o boleto está sendo pago.

Precaussão

O vírus ataca qualquer boleto de qualquer software, sem distinção. O UNIMESTRE está sempre atento a esta e outras situações e trabalha constantemente na elevação da segurança do sistema. Nossos clientes podem fazer a sua parte mantendo o sistema sempre atualizado e nos contatando sempre que surgir qualquer dúvida sobre este assunto.

Com informações de: LinhaDefensiva.org

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.