Avaliação Institucional: como seus alunos estão lidando com as aulas EAD

Estudante em casa demonstrando satisfação após responder a avaliação institucional

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Quando 2020 começou, muitas instituições já tinham planejado a aplicação da tradicional Avaliação Institucional, que é gerenciada pela CPA – Comissão Própria de Avaliação – das instituições. O que ninguém esperava era que, um mês depois do início das aulas, todas as atividades presenciais se tornassem aulas a distância. Do dia pra noite os professores e as instituições, tiveram que adaptar suas operações para este novo momento.

Toda essa adaptação exigiu a ampliação de uso de recursos web nos portais dos alunos e professores, e a implementação de novas práticas para o ensino. Agora, passado um tempo deste processo, a sua instituição já avaliou a percepção dos alunos sobre esse momento?

Seus alunos estão se adaptando ao ambiente? Quais ações podem ser feitas para engajá-los ainda mais?

Muitas perguntas podem surgir, e as respostas podem nortear o planejamento estratégico e pedagógico das instituições.

 

Faça uma avaliação institucional exclusiva sobre as aulas a distância

A CPA costuma aplicar a avaliação institucional no final do primeiro semestre (acessar modelo de formulário de avaliação institucional). É um ótimo momento pois é a reta final do semestre, e permite uma visão geral sobre o todo. Mas nada impede que outra avaliação seja aplicada antes disso.

Primeiramente, defina o formulário de aplicação especial para este momento, focando em pontos específicos. Exemplos:

  • Os alunos se adaptaram a este novo momento?
  • Eles estão dedicando tempo e estabelecendo uma rotina de estudos?
  • Qual a percepção sobre a didática dos professores e sobre as ferramentas utilizadas?
  • O que está dando certo? O que pode melhorar?
  • Os alunos estão aprendendo? O modelo de ensino a distância está comprometendo a aprendizagem dos alunos?

Nem discutiremos aqui a eficácia do ensino a distância. Porém, a mudança de método de aulas de um dia para outro, pode exigir um tempo de adaptação. Perceber isso e ter dados para agir, é algo fundamental.

 

Quais pontos devem ser avaliados

Estabeleça um formulário de perguntas e alternativas de respostas. Inclua nele grupos de perguntas, que podem ser:

  1. Uma auto-avaliação do aluno sobre seu comprometimento com as atividades
  2. Sobre a metodologia usada pela instituição de ensino
  3. E o uso de recursos tecnológicos, estão sendo bem explorados?
  4. Como está o engajamento com os professores e disciplina? Avalie uma série de quesitos, para comparar os resultados entre os professores

Essa comparação entre os professores, que são a linha de frente na interação com os alunos, também é importante. Ela permite identificar os casos que estão dando certo, permitindo a replicação de conhecimento e técnicas entre os professores. Mas isso só será possível se identificarmos a percepção dos alunos sobre cada disciplina.

 

Mas… como aplicar a avaliação?

Após estabelecer os questionamentos e pontos a serem avaliados, é necessário aplicar a avaliação. Uma forma de aplicação é através de formulários de pesquisa, gerados pelo Google Forms, por exemplo. Mas, se a sua instituição utiliza um software de gestão que contemple de forma nativa o recurso de avaliação institucional, melhor.

Usando esse recurso integrado, o único trabalho será o de cadastrar a avaliação institucional e configurar a aplicação para alunos e professores. Toda geração dos dados e tabulação das informações acontecerá automaticamente, de forma ágil e prática (pontos fundamentais em tempos de otimização de recursos).

Além disso, você pode condicionar o acesso aos conteúdos de aulas, à resolução da avaliação. Dessa forma, o número de respostas obtidas em um curto intervalo de tempo será bastante grande.

 

Por fim, determine quais pontos você quer avaliar, planeje a sua avaliação, defina a forma de aplicação e abra este canal com os alunos. Veja as opiniões e percepções deles, e crie seu plano de ação para ações imediatas. Garanta a melhoria da experiência EAD dos alunos. Isso gera mais engajamento com as aulas, mais aprendizagem, além de somar pontos na relação com a própria instituição.

Caso a sua instituição utilize o Unimestre, verifique se você tem este recurso disponível. Caso sim, consulte nossos manuais e, mãos à obra! Boa avaliação ;)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Explore outros conteúdos