Como o seu sistema de gestão educacional está lhe ajudando no ensino a distância?

professor em casa lecionando a distancia para seus alunos

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O ensino a distância – EAD está se adaptando de acordo com a realidade das pessoas. E em um momento onde toda a comunidade acadêmica precisa se resguardar (como é o caso com a pandemia do COVID19), nada melhor do que um ambiente 100% online para ministrar suas aulas e não gerar prejuízos a aprendizagem dos alunos.

O uso de plataformas EAD não é exclusivo para faculdades. Ela pode ser colocada em prática em vários ambientes, como por exemplo:

  • Na sua Escola, como uma forma de extensão da sala de aula;
  • Em cursos livres, para gerar uma maior captação de alunos e eles poderem aprender uma nova formação sem sair de casa;
  • Ou ainda, na sua empresa, para fazer capacitação de seus funcionários e até mesmo de seus clientes.

Ok, mas quais os recursos que eu preciso para um bom funcionamento do meu ambiente On-Line?

Separamos alguns tópicos que julgamos fundamentais para que tudo saia conforme o planejado. Confira:

Compartilhamento de materiais no ensino a distância

  • Material de apoio: Permite que os professores possam disponibilizar aos estudantes arquivos para download, como complemento das atividades de sala de aula e links de vídeos. Eles ajudam os alunos a entender a matéria explicada. Portanto, eles ainda tem todo o controle de quem acessou ou não o material disponibilizado.
  • Produções acadêmicas: garantindo que as entregas de trabalhos sejam feitas totalmente via internet, por ferramentas e plataformas oficiais da instituição. Sendo assim, o professor pode disponibilizar o modelo de um arquivo e fazer com que os alunos elaborem trabalhos a partir dele, e postem diretamente online para que o professor tenha acesso direto e consiga fazer a analise do material publicado.
  • Enquetes: Nesse espaço não tem certo e errado. É um ambiente de troca, o professor posta um determinado material de apoio e quer saber como foi o entendimento dos alunos sobre o assunto.

Forma de avaliação no EAD

  • Fóruns de discussões: É uma ótima maneira de fazer a turma interagir sobre um determinado tema. Assim o professor pode monitorar todas as interações e os alunos podem se comunicar com o tópico principal, ou ainda, com um comentário que achou mais relevante. Com esse monitoramento o professor consegue moderar as respostas mantendo as contribuições que considerar relevantes para o debate.
  • Provas on-line: Elas podem valer nota (que será vinculada ao diário de classe) ou servir apenas um exercício de aprendizagem (sem nota!). Crie e utilize um banco de questões por temas vinculados à disciplina e monte a atividade da forma que desejar. Aliás, é um forte aliado para as disciplinas em EAD.

Preciso me comunicar com meus alunos mas meu ensino é a distância, e agora?

Se comunicar com os alunos é fundamental para um bom funcionamento das aulas, quando o ensino é presencial essa comunicação fica muito mais fácil, mas se tratando de EAD algumas ferramentas podem ajudar.

  • Aplicativo para Smartphone: O aplicativo traz um resumo das principais funcionalidades do Portal On-Line, mas é um grande aliado na comunicação, através da geração de notificações push e de notícias.
  • Recados: É uma ferramenta que pode ser integrada com o aplicativo da instituição de ensino, ou acessado diretamente pelo portal on-line. É um canal onde o professor pode ter um acesso rápido aos alunos, para enviar mensagens e orientações sobre as atividades das aulas.
  • Emails: É possível o envio de comunicados diretamente pela ferramenta, aplicando filtros que podem ser separados por grupos de professores, alunos, responsáveis. O recurso permite a comunicação de eventos específicos da comunidade acadêmica. Ou, se preferir, use este recurso para criar listas de contatos e enviar por outras ferramentas especializadas em e-mail marketing, por exemplo. Diferente dos recados, aqui, não existem meios de acompanhar quem recebeu ou leu a mensagem enviada.

E ainda, você pode utilizar uma plataforma 100% EAD

Com certeza você parou e pensou: “mas tudo o que foi visto ali em cima, não é parte da plataforma EAD?” As opções acima são recursos individuais, que todos juntos podem criar um ambiente de educação a distância. Mas nesse modelo, não existe uma ordenação sequencial de ações a serem feitas (caso o professor libere vários fóruns e atividades ao mesmo tempo). Quando falamos de plataforma para o ensino a distância – EAD, queremos dizer que o professor designa essa sequencia de atividades, como uma trilha. Exemplo: o aluno de ler um material de apoio primeiro, posteriormente, irá acessar uma vídeo aula, e na sequencia, terá uma prova on-line para o fechamento do assunto. Lembrando, que essa prova pode valer nota ou não, quem determinará isso será o próprio professor.

 

Você ficou interessado no funcionamento do ensino a distância para a sua instituição de ensino e quer entender melhor o funcionamento de cada recurso? Nós promovemos um webinar para explicar de maneira geral o uso desses, e de muitos outros recursos disponíveis em nosso software de gestão educacional. Acesse e confira:


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Software completo para gestão educacional

Conheça o Unimestre: