fbpx

Recursos digitais: como utilizar em favor da aprendizagem?

aluna utiliza a tecnologia educacional

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Com a alteração da metodologia tradicional de ensino, muitos professores e alunos precisaram se reinventar rapidamente, o que exigiu esforços de ambos os lados. Muitos profissionais da área acabam não usando os recursos digitais que podem facilitar a jornada de aprendizagem.

Por exemplo: uma plataforma onde o professor consegue inserir os materiais de apoio, incluir aulas já gravadas, fazer a elaboração de enquetes, fóruns e muitas outras funcionalidades.

Além disso, a instituição tem o desafio da utilização de algumas tecnologias. Principalmente, se não for centralizada em apenas uma ferramenta. Imaginemos a seguinte situação: o professor tem no mínimo duas formas de comunicação com os pais e alunos. A primeira, por intermédio de um e-mail, e a segunda via ferramenta de WhatsApp.

Estas são as ferramentas mais utilizadas pelos professores. Mas em contra partida, eles terão uma alta demanda de mensagens. Correndo o risco, de algum aluno ou pai, ficar sem o devido atendimento. E ainda, dificultando o controle por parte dos gestores da escola/faculdade.

 

A seguir, você irá entender o porque da utilização destes recursos e como eles podem ajudar no processo de aprendizagem dos alunos.

 

Utilize os recursos digitais a favor do processo de aprendizagem

Atualmente, existem ferramentas que são especificas para o processo de aprendizagem. Elas facilitam para o professor a correção de provas e trabalhos, por exemplo. Além disso, a comunicação também terá um impacto direto. Os alunos poderão ser notificados a cada novo material de apoio publicado no portal on-line.

Por outro lado, as plataformas irão melhorar o processo de aprendizagem do estudante. Os professores podem propor atividades que sejam mais engajadoras para os alunos. Podem publicar vídeo aulas do conteúdo que estão sendo estudados em sala, como dito anteriormente. Ou, até mesmo, propor uma trilha de aprendizagem com uma sequência de atividades. Ou seja, você começa assistindo um vídeo, depois responde uma prova, e por último participa de um fórum de discussão. As possibilidades são infinitas em sua plataforma de educação a distância para escolas e faculdades.

Nós lhe convidamos a assistir um workshop sobre Acolhimento em Educação Digital. A Profª Me. Raiza Brustolin abordou essa temática de uma forma simples e bem objetiva. Você é nosso convidado para ter acesso gratuito a este material.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?