Vestibular online: sua faculdade já está preparada?

muler estudando pelo sistema EAD

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Com o avanço da tecnologia e a consolidação da educação EAD, a aplicação de avaliações online tem se tornado cada vez mais comum.  As faculdades já podem agregar em suas grades as disciplinas hibridas – uma semana na instituição e outra online – para os cursos presenciais, ou ainda, o ensino ser totalmente a distância. E se a educação é a distância, faz sentido que o processo seletivo acompanhe essa tendência. Isso facilita o acesso e amplia cada vez mais a possibilidade do estudante começar os estudos no ensino superior.

Como funciona o vestibular online?

O vestibular online é uma avaliação feita a distância, de forma totalmente virtual. A instituição pode definir as questões que serão aplicadas e o tema da redação. Os candidatos podem enviar suas respostas para correção automática, ou, manual no caso da redação.

Assim como no vestibular tradicional, o candidato terá um tempo limite para execução das questões. A redação do vestibular pode e deve ser produzida digitalmente, se você preferir, ela pode corresponder à maior parte da pontuação do processo.

O vestibular pode ser elaborado apenas para cursos EAD?

Não! Indiferente do curso ser presencial ou a distância, a instituição pode optar por executar a prova de forma remota ou presencial. Muitas instituições tem usado um modelo híbrido, adotando ambas as formas de avaliações simultaneamente. É comum que os cursos com muitos candidatos por vaga priorizem as provas presenciais.

A ideia de promover o vestibular online é que ele seja de maior adesão e facilidade para os candidatos. Além disso, ele exige menos esforços para a organização do processo.

Qual a vantagem de aplicar o vestibular online?

Anteriormente foi comentado sobre algumas vantagens. Além delas, o vestibular online promove uma adesão maior dos candidatos.

Mas além disso, existem outras vantagens como:

  • Não precisar movimentar uma quantidade grande de profissionais da sua equipe;
  • Evita a aglomeração de pessoas em um mesmo local;
  • O tempo de resposta para o candidato é mais rápido;
  • As questões e alternativas podem ser apresentadas de forma aleatória entre os diferentes candidatos;
  • Os candidatos aprovados podem iniciar o processo de matrícula de forma fácil e ágil, fazendo o upload dos documentos necessários e otimizando as próximas etapas administrativas.

Muitas faculdades estão aderindo a este método e aprimorando a captação de novos alunos. Sem dúvida, para usar este modelo, é necessário um software de gestão de vestibular online. Avalie a aderência em sua instituição de ensino, faça um teste com um ou dois cursos e faça uma avaliação do processo. Planeje o futuro da sua instituição, e não deixe de considerar a realização de vestibulares de forma online.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Explore outros conteúdos

MEC disponibiliza novo sistema para alunos escolherem curso, com base na nota do ENEM

O Ministério da Educação (MEC) colocou no ar nesta quarta-feira (27) o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que vai permitir aos alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a escolher pela internet o curso e a instituição da qual fazer parte em 2010.

Veja neste post as etapas que os aluno devem passar e as orientações sobre este processo.