fbpx

Confira ações eficazes para garantir as rematrículas em 2022

garantir as rematrículas

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Garantir as rematrículas para o próximo ano letivo é um desafio para as instituições de ensino, afinal, o mercado educacional está cada vez mais competitivo e os alunos e responsáveis cada vez mais exigentes.

Porém, para tornar esse cenário positivo, há algumas ações que podem ser feitas pela gestão escolar. Continue a leitura e veja como simples medidas contribuem para o sucesso da campanha de rematrículas.

Quais lições foram aprendidas com o período letivo anterior?

Para garantir as rematrículas do próximo ano, nada melhor do que analisar o período letivo anterior. Assim, é possível perceber quais práticas foram positivas ou negativas e tomar medidas para melhorá-las.

Mas como fazer essa análise? Confira algumas ações:

  • Revisitar o planejamento escolar e conferir se ele foi cumprido;
  • Analisar os resultados das avaliações institucionais e dos docentes;
  • Verificar o desempenho dos alunos;
  • Validar se as metodologias utilizadas foram eficazes;

 

Ter dados concretos é o que vai subsidiar a sua análise. Por isso, é importante ter registros de todos esses pontos que mencionamos.

Abra o período de rematrículas com antecedência

Após fazer a análise do período letivo anterior, é o momento de abrir o período de rematrículas. Sugerimos abri-lo com antecedência.

Dessa forma, os alunos têm tempo hábil para a renovação e você ainda evita que eles sejam atraídos por outra instituição.

Em geral, as escolas de ensino básico abrem o período de rematrículas durante o mês de outubro. Já as de ensino superior, entretanto, abrem próximo ao final do semestre.

Dê descontos para rematrículas antecipadas

Uma excelente forma de conquistar os seus alunos é oferecendo descontos. Há diversas opções que você pode inserir em sua política de pagamentos e descontos.

Uma delas é o desconto dentro do período de rematrículas, já que sempre existem renovações fora desse prazo determinado.

Então, você pode estabelecer um desconto único ou mensal. Assim, você irá garantir as rematrículas, afinal, os alunos já terão se comprometido financeiramente com a instituição e só farão uma transferência escolar em casos pontuais.

Para instituições de ensino básico, uma ótima prática é conceder desconto para pais com mais de um filho matriculado na instituição.

Automatize o processo: fique ON!

Automatizar o processo de rematrícula só traz vantagens para a instituição e para os alunos. Um sistema de gestão educacional pode ajudar nessa tarefa.

Basta que a secretaria escolar configure o sistema com as turmas para o próximo ano letivo. Feito isso, os alunos ou os responsáveis podem fazer a rematrícula de onde estiverem.

Já pensou como isso é um diferencial para a instituição? Certamente a opção online é preferível à opção presencial, que gera desgaste para ambas as partes envolvidas no processo.

Portanto, enxergue a tecnologia como uma importante ferramenta para ter mais agilidade e resultados. Evite filas e burocracias. Fique ON!

Invista em marketing digital

O marketing digital traz oportunidades para a sua instituição, pois promove a atração de novos alunos.

Contudo, além de contribuir para a captação, ele pode ajudar a reter estudantes. Uma boa estratégia de marketing digital é o marketing de conteúdo.

Por meio dele a sua instituição cria materiais interessantes para os alunos, o que fortalece o relacionamento e a comunicação.

Portanto, capriche em seu site institucional e em suas redes sociais. Se possível, invista em e-mail marketing para se comunicar e estreitar essa relação.

Não conhece esses conceitos? Ficou confuso? Calma, nós explicamos tudo isso em detalhes nessa publicação. Confira!

Aposte no relacionamento e comunicação

E por falar em estreitar essa relação entre instituição e aluno, dedique tempo para o relacionamento e para a comunicação.

Como isso pode ser feito? Em seguida, veja três recursos que auxiliam nessa prática:

1. Canais de relacionamento

Quais são os canais de relacionamento da sua instituição? É importante definir e divulgar isso para a comunidade escolar.

Conheça alguns exemplos de canais de atendimento que contribuem para que as informações cheguem aos alunos:

 

Porém, para comunicar com muito mais agilidade, aposte em um aplicativo de celular. Em segundos as notificações são encaminhadas aos alunos, que podem fazer a leitura de qualquer lugar.

Portanto, os canais de relacionamento fazem com que os estudantes estejam sempre informados sobre o que acontece na instituição:

  • Datas e prazos do calendário escolar;
  • Eventos institucionais;
  • Instruções para inscrição em projetos;
  • Vencimento de mensalidades;
  • Novidades, notícias, propostas inovadoras;
  • Etc.

2. Pesquisas institucionais

Ouvir os seus alunos é essencial. Além das avaliações dos docentes, isso pode ser feito através de pesquisas institucionais.

Essa é uma excelente forma de conseguir os dados para análise que comentamos antes. Às vezes, os alunos não se sentem à vontade de falar diretamente com o gestor escolar ou com o coordenador pedagógico.

Por isso, use a tecnologia para facilitar essa comunicação. Disponibilize a avaliação de forma digital para que o aluno possa dar um feedback sincero.

Mas, atenção! De nada adianta aplicar a pesquisa e não ter mudanças. Os alunos notam quando não são, de fato, ouvidos.

Logo, implemente as mudanças que sejam possíveis e as divulgue para a sua instituição. Isso pode ser incluído em seu e-mail marketing, parte da estratégia do marketing de conteúdo!

Viu só como todas as ações se complementam?

3. Eventos de integração

Por fim, para fortalecer o relacionamento com os alunos e pais, você também pode promover eventos de integração. Eles podem ter temáticas que envolvem a comunidade escolar, como uma festa junina, por exemplo.

Você também pode desenvolver programas culturais, como feiras para exposição de projetos feitos pelos alunos, gincanas, clube de leitura e contação de histórias etc. As possibilidades são infinitas!

Esses eventos podem ocorrer durante todo o ano letivo e se tornam meios para integrar os alunos de uma classe com outras, envolver os pais nas atividades (no caso da educação básica), e fortalecer o relacionamento com o seu público.

Além disso, o gestor escolar e até mesmo o coordenador pedagógico podem ter boas conversas com os alunos e pais e promover, também, a escuta.

Faça-se presente na comunidade escolar, você pode se surpreender com os resultados! Use essas informações para perceber o que pode ser aprimorado em sua instituição e intensificar as rematrículas para o próximo período letivo.

 

Se você chegou até aqui, certamente percebeu como o planejamento é importante para garantir as rematrículas de seus atuais alunos.

Então, para ajudar nesse planejamento, faça o download do nosso e-book gratuito sobre como fazer uma campanha de sucesso para a captação de alunos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.