Como escolas utilizam o ensino a distância no apoio pedagógico

Home / EAD / Como escolas utilizam o ensino a distância no apoio pedagógico
Como escolas utilizam o ensino a distância no apoio pedagógico

A educação a distância tem se popularizado nos últimos anos em todo o mundo. A expansão dos cursos EAD é comum especialmente no ensino superior, mas isso não quer dizer que o modelo não tenha aderência para escolas de ensino fundamental e médio. Pelo contrário: o que percebemos no presente é a ampliação da convergência entre o modelo presencial e os conteúdos no ambiente virtual de aprendizagem.

Como isso vai acontecer?

Estamos falando de três referências de ensino: o presencial, o a distância, e o presencial/a distância. É para este último modelo que a educação básica como conhecemos está caminhando. O ambiente on-line que hoje é um apoio a sala de aula, vai se tornar de vez na extensão do que acontece dentro dela.

Reforço Escolar

Uma forma de utilização do ambiente de conteúdos on-line é para que os alunos tenham a oportunidade de buscar conhecimento para reforço das atividades acadêmicas da sala de aula. Neste caso, não há uma continuidade do que ocorre na sala de aula com o que ocorre no mundo virtual – as informações apenas se repetem de um ambiente para outro.

Com buscas rápidas pela internet encontramos aulas sobre matérias específicas. Fizemos um teste: fomos até o YouTube e pesquisamos por “aula de matemática do ensino médio”. Tivemos 13.700 vídeos encontrados neste filtro. Imagine quantas horas de conteúdo estão disponíveis!

O volume de informações e o ritmo acelerado de crescimento dessas informações só nos dão uma certeza: há demanda para o compartilhamento de conhecimento. Porém, quando ele ocorre em plataformas abertas como o YouTube, nem as instituições de ensino, nem os professores tem acesso para saber o que os seus alunos estão consumindo de informações.

As escolas que produzem conteúdo próprio e o disponibilizam em uma plataforma de educação a distância, estão criando um diferencial bastante significativo aos seus alunos.

Extensão da sala de aula

Outra forma de usar conteúdos a distância em escolas, é promovendo ações no ambiente virtual de aprendizagem que sejam a extensão do que acontece na sala de aula. Essa prática já se disseminou no mercado educacional, especialmente em escolas de idiomas. Na sala de aula é ensinada a regra de utilização da língua e no ambiente virtual são mostrados vídeos ou materiais para exemplificação do que foi ensinado.

E se o conceito for para o ambiente EAD?

Na maioria das vezes a explicação conceitual sobre um novo conteúdo acontece exclusivamente na aula presencial. Mas e se mudarmos isso em algumas oportunidades, fazendo com que o conceito seja disponibilizado aos estudantes antes da aula? Com isso é possível que no encontro entre professores e alunos o tempo seja maior para a realização de exercícios práticos orientados e a retirada de dúvidas.

O grande desafio é utilizar das ferramentas de educação a distância para complementar, ou até anteceder o que acontecerá em sala de aula. A unificação dos ‘dois modelos’ pode proporcionar uma melhor forma de compartilhamento de conhecimento com os alunos.

Adaptação dos alunos a tecnologia

Quando falamos da aplicação de recursos de ensino a distância para alunos de escolas, estamos falando de jovens que já nasceram sabendo mexer em celulares e recursos multimídias. A cultura que precisa ser trabalhada entre pessoas dessa faixa etária é a cultura para usar do mundo on-line para a promoção de conhecimento e processos de aprendizagem. O futuro será neste modelo, e as escolas que já promoverem essa consciência aos alunos, sem dúvida ajudarão na formação de pessoas muito mais orientadas usarem a internet para o crescimento, e não apenas para diversão.

De que forma a sua escola usa os recursos de ensino a distância e de que forma eles podem ser ampliados? Leve este tema para as reuniões pedagógicas e seja um(a) dos fomentadores da adaptação da educação para as tecnologias atuais e futuras.

Veja também: como usar a estrutura de aprendizagem virtual para os programas de capacitação e formação dos colaboradores.