fbpx

Qual chave PIX enviar aos estudantes para receber as mensalidades?

Quais chaves PIX enviar os alunos para receber as mensalidades

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A tecnologia PIX que foi lançada em novembro de 2020 no Brasil, veio com o objetivo de modernizar as formas de transferências e pagamentos. Este método criado pelo Banco Central do Brasil tem como principal vantagem a rapidez nas transações, sendo realizadas em até 10 segundos. Assim como qualquer tipo de serviço bancário, o PIX é diferenciado para contas pessoa física e pessoa jurídica, inclusive, recentemente as instituições bancárias começaram a divulgação das taxas envolvidas nas transações PIX para contas jurídicas. Para te ajudar a entender melhor sobre a forma de cobrança, realizamos uma pesquisa nos principais bancos e elaboramos uma Planilha de Comparação entre Bancos das Taxas PIX. Baixe a planilha:

 

Com base na planilha você pode perceber que as taxas variam muito de banco para banco e cabe à instituição fazer a avaliação do que melhor se encaixa para a sua realidade. O essencial aqui é entender que o PIX está fazendo parte do dia a dia de muitos brasileiros, com maior aderência entre os jovens. Seus estudantes e responsáveis certamente já utilizam essa tecnologia para suas transações bancárias. Então, por que não unir a tecnologia PIX com a possibilidade de automações financeiras e criar um novo diferencial para a sua escola/faculdade e receber mensalidades via PIX?

Formas de receber mensalidades via PIX

Há duas formas de viabilizar essa operação na sua instituição. Independentemente da forma escolhida, trazer o PIX, com certeza, vai facilitar e modernizar seus processos.

1. Disponibilizar as chaves da IES:

A instituição pode criar as chaves PIX no banco que utiliza, podendo ser:

  • CNPJ;
  • Número do celular;
  • Email da instituição.

Assim, os alunos têm a oportunidade de realizar o pagamento da mensalidade, enviando-o diretamente para a chave PIX da instituição. Você pode orientá-los a utilizar o campo de mensagens do PIX para se identificarem com nome e curso/turma a que pertencem. Quando a instituição receber o PIX precisa, de alguma forma, fazer o controle de quais alunos pagaram pelo PIX, e quais utilizaram outra forma de pagamento. Esse controle pode se dar através de uma planilha ou da baixa no sistema que você utiliza.

Esta forma de transferência Pix equivale a um TED ou DOC. Nela, o valor é creditado na conta da instituição mas sem a possibilidade uma automatização no controle financeiro, onde a baixa já é feita automaticamente no seu sistema de gestão educacional. Para finalizar o processo, basta fazer a baixa das mensalidades manualmente.

2. Automatizar o recebimento por PIX:

Outra possibilidade é tornar todo esse processo automático no próprio sistema da instituição. Quando o aluno for realizar o pagamento da mensalidade, a instituição pode disponibilizar um QR Code único para que o pagamento seja feito através do PIX. A tecnologia Pix está presente aqui também, porém a chave será exclusiva para o pagamento feito. Assim, basta que o estudante ou o responsável leia o QR Code pelo aplicativo do banco e faça o pagamento.

Com o uso dessa forma, a baixa para a instituição é feita automática, facilitando todo o processo de controle e poupando tempo da equipe. O dinheiro já estará disponível para a escola/faculdade e o aluno já visualizará na tela do sistema acadêmico que o pagamento daquela mensalidade foi confirmado.

O Unimestre, através do Unimestre Banking, disponibiliza justamente o processo citado acima. E se você quiser saber como funciona essa experiência.

Cabe a cada instituição entender a sua realidade e identificar qual forma irá disponibilizar para seus estudantes, caso a opção seja de facilitar ainda mais esse processo busque por um sistema de gestão educacional integrado com a operação Pix e otimize o dia a dia dos seus alunos e da sua equipe financeira. E se você já é nosso cliente, receba suas mensalidades pelo Pix de forma integrada com o Unimestre.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.