fbpx

Como melhorar os indicadores da instituição com a Experiência Digital

Experiência digital e indicadores

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A experiência digital entre uma pessoa e uma empresa começa no momento em que há o primeiro contato online entre ambos. Alias a sua instituição já parou pra pensar em toda a experiência digital que proporciona? Desde informações em redes sociais, site da instituição, pesquisas atreladas ao Google, sistema que possui… todas as informações sobre a instituição precisam estar claras e acessíveis, caso contrário esse usuário dificilmente se tornará um cliente. Em tempos pandêmicos, proporcionar uma experiência digital de qualidade tornou-se item obrigatório para as empresas. Os usuários buscam por agilidade quando procuram por um produto ou serviço.

Essa agilidade engloba desde a interação inicial até a resolução de dúvidas que possam surgir. Vale lembrar que a partir do momento em que uma empresa disponibiliza vários canais de comunicação, ela necessariamente precisa fazer a manutenção de todos eles. Isso vale até mesmo a padronização da identidade visual, a disposição dos botões no site, a usabilidade no sistema, a linguagem usada nas mensagens. Todos esses pontos devem estar alinhados para que a experiência digital seja cada vez melhor.

 

Os pilares da Experiência Digital

Nos estudos relacionados a experiência digital, alguns pilares são utilizados para explicar a exemplificar esse processo e tornar seu cliente mais satisfeito:

Relevância

Trata-se de entender o seu público alvo e comunicar o que faz sentido para ele. Todas as empresas trabalham dentro de algum nicho e, portanto, apenas pessoas interessadas nesse nicho que irão procurar saber mais informações sobre a sua empresa. Saiba quais são as dores desse público, quais as demandas que ele precisa resolver. Dessa forma você terá claro qual tipo de comunicação usar e qual tipo de informações trarão benefícios para ele.

Credibilidade

A credibilidade é a confiança depositada nos seus produtos ou serviços. Para que você construa a credibilidade é necessário contar com a coerência dos processos. Comece pensando nos motivos pelos quais os responsáveis e os alunos escolheram a sua instituição, quais foram as atividades que geraram credibilidade para essa escolha. Todos esses pontos são importantes para a experiência digital, a sua instituição entrega aquilo que promete? Você conta com parceiros e ferramentas que te ajudam a gerar credibilidade?

Usabilidade

A usabilidade é um termo utilizado para se referir à facilidade com que os usuários lidam com uma ferramenta, ou seja, a forma com que um dispositivo ou uma funcionalidade cumpre o seu objetivo.  No sistema da sua instituição, com certeza, alguns aspectos de usabilidade foram empregados para garantir que a experiência do usuário fosse completa. Os benefícios do sistema de gestão educacional devem considerar: a facilidade de aprendizado, por exemplo para um sistema ser utilizável as pessoas precisam ser capazes de aprender a utiliza-lo com facilidade, ou seja, ele precisa ser intuitivo, prático e exigir o menor número possível de interações para a realização do objetivo. Ainda, a baixa taxa de erros e falhas é outro benefício da usabilidade, pois garante que o usuário encontrará tudo o que precisa no sistema, sem a necessidade do auxilio de terceiros para realizar suas atividades.

 

Mas como melhorar de fato os indicadores da minha instituição?

Até agora conseguimos entender a importância da experiência digital para as empresas. Mas você deve estar se perguntando, como isso se liga diretamente com os indicadores fundamentais como: as taxas de novos alunos, a retenção dos alunos ano a ano, a redução da inadimplência, melhores resultados nas avaliações institucionais… Bom a resposta é que esses pontos possuem total ligação. Como mencionado, o digital está muito inserido do dia a dia, principalmente dos jovens. E a partir do momento em que a sua instituição proporciona uma experiência digital de qualidade, a satisfação do usuário aumenta. Ele passa a ser um promotor da sua marca, ou seja, passa a recomendar a experiência para outras pessoas. E mesmo que ele não se atente do quanto a sua experiência foi pensada e planejada, inconscientemente, a pessoa terá um nível de satisfação mais alto, impactando na melhora de todos esses indicadores mencionados.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.