Diferença entre ensino remoto, o EAD e o ensino híbrido

Diferença entre formas de ensino

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você já parou para pensar qual é o melhor método de ensino para sua instituição? Inserir a tecnologia nas aulas é inevitável, por isso vamos entender qual a diferença entre ensino remoto, o EAD e o ensino híbrido.

Ensino remoto

Essa modalidade de ensino envolve aulas síncronas, ou seja, aulas ao vivo acontecendo no mesmo dia e horário que seriam as aulas presenciais. Por vezes as aulas podem ser gravadas, mas a ideia é ter o mesmo conteúdo e a mesma dinâmica do ensino presencial. Nela o professor segue seu plano de atividades e há interação dos alunos na aula, com espaço para tirar dúvidas. As avaliações são feitas por todos os alunos ao mesmo tempo e por meio digital, de acordo com o conteúdo visto em aula.

Ensino a Distância (EAD)

Na modalidade do EAD, que é a forma de educação online mais conhecida, os alunos têm a liberdade de assistir a aula de acordo com sua disponibilidade de rotina, isso porque as aulas são gravadas e disponibilizadas na plataforma da instituição.

Caso o aluno precise tirar suas dúvidas pode entrar em contato com um tutor, que poderá fazer atendimento via email ou vídeo chamada. Para essa forma de ensino, as avaliações tem um prazo determinado e encontram-se disponibilizadas para que o aluno possa realizar no momento que preferir.

Ensino Híbrido

Já a modalidade de ensino híbrido, mescla o ensino online e o presencial de forma contínua e, portanto, um complementa o outro. Geralmente o aluno recebe, através da plataforma da instituição, um material para fazer a leitura e preparar-se para o encontro com o professor, enriquecendo a aula com discussões. Com esse modelo de ensino o aluno cria a sua própria autonomia pois pode buscar conhecimento em outros materiais.

O propósito dessa forma de ensino é explorar a tecnologia e inseri-la de uma forma ativa nos conteúdos da aula, tornando assim as disciplinas mais interessantes. Conheça mais sobre o ensino híbrido.

 

Como podemos ver independente da modalidade escolhida ensino (remoto, EAD ou híbrido) é necessário inserir a tecnologia como canal de aprendizagem.

Afinal, qual é a melhor forma de ensino que se encaixa na sua instituição?

Cada instituição tem um perfil e uma realidade, e essa avaliação é muito particular. Independente da forma escolhida é importante realizar um trabalho de incentivo com os alunos, para que eles mantenham uma rotina de estudos, atualização dos conteúdos e espaços agradáveis para realizarem suas pesquisas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos