Ensino híbrido: quais são as vantagens de utilizar este modelo de aulas

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Em algum momento você ouviu falar sobre o ensino híbrido, ele se tornou comum nos últimos meses. Em resumo, trata-se de um modelo de educação que integra e mescla entre o ensino online e o presencial. Esse modelo é considerado contínuo, ou seja, um complementa o outro.

Existem várias vantagens de utilizar este formato nas instituições de ensino, ainda mais, com a restrição para aglomerações nos locais públicos e privados. Tudo isso faz parte do “novo normal” que pode ser visto em escolas e faculdades de vários países. Neste post, iremos trazer quais são os benefícios de utilizar o formato híbrido na sua instituição.

 

As vantagens do ensino híbrido para os alunos

Melhor aproveitamento da aula

O primeiro contato que os acadêmicos terão com o conteúdo, será por intermédio dos recursos disponibilizados no seu Portal On-line. Por exemplo, com a publicação prévia de um texto no material de apoio, o aluno já estará por dentro do assunto que será debatido em sala e com isso o tempo entre o estudante e o professor será melhor aproveitado e otimizado.

Isso gera mais engajamento dos alunos com as aulas e o professor consegue explorar outras formas para deixar o processo de aprendizagem mais interessante. As aulas on-line podem ser vinculadas a trilhas de conteúdos, por exemplo, onde primeiro seus alunos precisaram ler um determinado artigo, e após isso assistir um vídeo sobre o tema, responder a um fórum, ou até mesmo, executar uma prova.

 

O ensino híbrido estimula o planejamento e a autonomia

Esses estímulos se desenvolvem pelo fato do aluno não ter a presença do professor todos os dias para trocar experiências. Principalmente no ensino superior, o estudante precisa conciliar os seus estudos com as atividades profissionais. Se dividir entre os dois mundos, requer organização para que nenhum lado seja prejudicado.

A autonomia se desenvolve principalmente, porque o aluno tem a possibilidade de explorar outros materiais para auxiliar no processo de aprendizagem. O aluno cria uma independência e conduz o seu estudo no próprio ritmo.

 

Para a instituição, o ensino híbrido é vantajoso pois:

Adequação ao momento atual

A retomada das aulas presenciais depende de regras sanitárias como o distanciamento social. A realização de aulas por este modelo, permite que as instituições acolham os alunos e garantam uma redução da evasão escolar.

 

Existe uma redução de custos

O modelo hibrido permite que a instituição mantenha a mesma quantidade de alunos que já tinha antes, ou até, que aumente esse número, porém, tendo uma quantidade menor de estudantes no dia a dia da escola/faculdade. Isso na prática, não representa uma redução de mensalidade, mas tendo menos alunos transitando na instituição, pode representar uma redução de custos diversos como manutenção e limpeza, água e energia, por exemplo. Além disso, com uma presença menor dos estudantes na instituição, a tendência é que se fortaleçam os atendimentos administrativos por meios digitais, permitindo melhores controles das informações e organização dos fluxos de trabalho.

 

Inclua esse tipo de modelo no radar de oportunidades da sua instituição, adapte-se a nova realidade do cenário educacional. Permita um ensino de qualidade, utilizando a tecnologia ao seu favor.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Explore outros conteúdos