Imposto de Renda: como gerar a declaração de despesas para os estudantes

Imposto de Renda: como gerar a declaração de despesas para os estudantes

Os contribuintes que fazem a declaração do imposto de renda de pessoa física, no modo completo, podem informar valores pagos com educação. Anualmente a receita federal determina o teto de gastos por pessoa. As instituições de ensino entregam um extrato de parcelas pagas no ano anterior, que servirá como base para o lançamento no sistema da Receita Federal. Essa informação está relacionada ao CPF da pessoa que for o responsável financeiro por um estudante, podendo ser o próprio aluno ou outra pessoa maior de idade.

Mas, será que todos os valores pagos às instituições de ensino podem ser declarados na receita federal? Não!

 

Despesas que podem ser descontadas:

Mensalidades escolares de:

  • educação infantil (creche e pré-escola)
  • ensino fundamental e médio
  • ensino superior (graduação e pós graduação)
  • educação profissional (técnico e tecnólogo)

 

Despesas que não podem ser deduzidas:

  • cursos de idiomas
  • compras de livros e apostilas
  • uniformes
  • transporte escolar
  • cursos preparatórios (para vestibulares ou concursos)
  • viagens e hospedagens de estudo
  • cursos extras (música, esporte, dança)
  • cursos profissionalizantes ou livres

A entrega do extrato para a declaração do imposto de renda deve considerar isso. E ainda, mostrar apenas títulos que tenham sido pagos. Já a entrega da declaração aos estudantes ou seus responsáveis pode acontecer por diversas formas:

  • Na tesouraria: exige que a pessoa interessada se desloque fisicamente até a sala de atendimento. Isso consome tempo de trabalho da equipe da instituição;
  • Solicitação por e-mail: demanda também ações manuais de ambas as partes (pessoa interessada e funcionário da instituição), com a possibilidade do retorno ser dado de forma não imediata;
  • Ligação telefônica ou por WhatsApp: vai na mesma linha das situações anteriores. Exige retorno imediato ou anotar a informação para retorno futuro;
  • Extrato on-line de situação financeira completa: é a visualização do financeiro on-line, porém, o sistema demonstra todos os valores pagos, independente de ser deduzidos ou não no imposto de renda. Isso exige uma conta manual por parte do usuário, somando apenas os valores que podem ser deduzidos.

Em todos os casos acima, são necessárias ações e esforços manuais. Por hora da pessoa requerente, em outra, dos colaboradores da instituição. Mas, existe um meio de obter a informação de forma muito mais ágil, prática e eficiente!

 

Extrato On-Line de parcelas pagas para Imposto de Renda

Uma forma ágil e prática de compartilhar as informações é disponibilizar em seu sistema de gestão, o extrato on-line de parcelas pagas para o imposto de renda. O seu ERP educacional pode disponibilizar essa informação, já considerando o filtro de parcelas que podem ser deduzidas.

Essa forma de liberação garante ao estudante ou seu responsável um acesso ágil e fácil da informação, na hora que desejar. Será necessário apenas acessar o portal on-line, clicar em impressões e selecionar o documento. Ele virá completo, com todas as informações necessárias.

O uso deste extrato on-line gera também um benefício para a própria instituição, que não precisará se preocupar com o atendimento presencial, por e-mail ou telefone, economizando tempo para outras atividades.

 

E os clientes do ERP Unimestre?

O nosso compromisso é otimizar o dia a dia das instituições de ensino, e a disponibilização desse recurso é mais uma prova disso. Quem já é cliente do Unimestre, pode solicitar a liberação do Extrato On-Line de parcelas pagas para Imposto de Renda. A liberação do modelo padrão do sistema é feita gratuitamente. Os clientes que tiverem interesse podem abrir um chamado pelo sistema de atendimento, indicando os códigos dos tipos de títulos que devem ser apresentados no documento, e quais não devem ser apresentados. Para mais informações, fale com a nossa equipe de atendimento.

 

Modelo de documento

Nós preparamos um modelo de documento que pode ser utilizado pelas instituições como extrato de pagamentos para o imposto de renda. Acesse o modelo gratuitamente neste link.