Inovação: Pais, alunos e professores mais conectados através da Agenda Virtual

Inovação: Pais, alunos e professores mais conectados através da Agenda Virtual

Novas tecnologias tornam a comunicação entre escolas e os responsáveis pelos alunos muito mais ágil.

Assim como a sociedade, a educação precisa modernizar-se conectar-se. É preciso abrir a escola para este universo que é a internet e suas boas perspectivas.  Interagir de forma saudável, trocar experiências, vivências, informações enfim, desburocratizar. A tecnologia já é realidade na vida das pessoas mas não necessariamente na vida de muitos professores e gestores educacionais. É mister portanto compreender este fenômeno tanto do ponto de vista pedagógico como do ponto de vista da gestão. É preciso investir na desburocratização das atividades meio para focar nas atividades fim e facilitar a vida de pais, gestores e professores e permitir a integração de toda a comunidade acadêmica.

Novidades como a Agenda Virtual veio para facilitar a vida de coordenadores, professores, pais e alunos que podem interagir mais e melhor e “num click”, democratizar a informação e acelerar o processo de informação na comunidade escolar. A agenda escolar está ancorada em três pilares pedagógicos e de gestão com amplos recursos de interação e sobretudo agilidade na informação. São eles:

Visão Pedagógica – maior integração   entre a Escola e a Família aproximando e demonstrando interesse pela formação do aluno e compartilhando experiências.

Visão Sustentável – eliminação de todo o papel gasto com impressão de agendas e recados utilizados na comunicação entre alunos, professores, coordenação e famílias.

Visão tecnológica – Incentivar a critério das escolas o uso das tecnologias como meio de desburocratização e otimização do tempo dos profissionais da educação que terão mais tempo para cuidar dos alunos e da educação.

Não basta ter a tecnologia à disposição é preciso saber utilizá-la de forma coerente em prol da qualidade e da produtividade.

 

Anselmo Medeiros
Professor, doutorando em Educação, empresário e empreendedor

Conheça mais sobre o aplicativo do Unimestre