YouTube EDU: Dicas de canais para auxiliar nas aulas on-line

mãe e filha assistindo a vídeos educativos no YouTube EDU

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Provavelmente você já ouviu falar sobre o YouTube EDU, mas se você ainda não sabe, aqui vai um breve resumo:

“Youtube EDU é uma plataforma voltada para conteúdo educacional, que foi criada com a parceria do Google e da Fundação Lemann. Isso ocorreu em 9 de outubro de 2013. No início ele estreou com 8 mil vídeos, mas o cenário mudou e hoje conta com mais de 26 canais e aproximadamente 18 mil vídeo aulas. Atualmente soma mais de 20 mil visualizações, e 400 mil inscritos no canal principal. Os conteúdos disponíveis são todos em Português, e são voltados para os níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio.”

Estes conteúdos podem complementar as aulas on-line dos professores. São materiais que podem ser enviados por e-mail ou vinculados em sua plataforma de aulas EAD.

Complemente suas aulas com os canais do Youtube EDU:

Abaixo destacamos cinco dentre os vários canais que existem dentro da plataforma, encontre o que se encaixa melhor no plano de ensino da sua instituição.

1. Redação e Gramática Zica

Trabalhe com seus alunos temas ligados a redação do Enem, por exemplo. Este canal é perfeito para isso, está desde o início do YouTube EDU, e já conta com mais de 940 mil inscritos em seu canal. Os vídeos são atualizados duas vezes por semana, trazendo novas abordagens e dicas de como utilizar de maneira correta a gramatica. Com assuntos relevantes para o a prova do ENEM, ou ainda, para completar o assunto já visto em sala de aula.

2. FISICATOTAL

Do mundo gramatical para a física, duas matérias que possuem suas complexidades particulares. Um dos principais canais voltado para o universo da Física, contendo mais de 400 mil inscritos. Ótimo para ajudar os alunos da instituição a compreenderem o funcionamento da física e melhorar seu desempenho em sala de aula.

3. Manual do Mundo

Para os apaixonados pela ciência, esse é o canal certo! Ele é recheado de experiências e curiosidades sobre ciência, além disso, o canal conta com muitas engenhocas para utilizar como passa tempo. Um dos vídeos de destaque do canal é ensinando como criar uma luneta de PVC para observar o céu em dias estrelados, uma ótima alternativa para os alunos elaborarem com a ajuda dos pais, por exemplo.

4. Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

O mundo da matemática tem suas complexidades, e este canal pode servir como um complemento para as aulas. Além disso, os professores podem identificar e selecionar vídeos que complementem determinados assuntos, facilitando o processo de aprendizagem de sua turma e sanando eventuais dúvidas que possam surgir.

5. Papo de Biólogo

A biologia é encantadora não é mesmo? Com ela podemos descobrir várias curiosidades, e aprender muito sobre o mundo. É mais uma forma do professor ensinar seus alunos, e levar outra maneira de aprendizado para dentro da sala de aula. Ou ainda, ilustrando tudo aqui que já foi visto e conversado em sala.

Mas, por que utilizar o YouTube EDU?

Os canais listados acima, podem ser um complemento das matérias dadas em sala de aula, e servirão para apoiar e ilustrar tudo aquilo que já foi ensinado em aula

A plataforma funciona como um filtro, reunindo aulas de altíssima qualidade, de maneira organizada e disponível para todos, gratuitamente. E, para os educadores, oferece a oportunidade de entrarem em um grande espaço que valoriza essa nova maneira de ensinar. Encontre uma forma de somar o ensino tradicional, com o YouTube EDU e veja como seus alunos irão se engajar ainda mais em suas aulas.

Portanto, esses foram apenas alguns dos vários canais existentes na plataforma, acesse a plataforma completa agora mesmo e encontre as melhores formas complementares de tornar as aulas ainda mais dinâmicas e ajudar seus alunos a compreender as matérias lecionadas.

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Explore outros conteúdos