Não sou técnico, posso contratar uma solução cloud?

Não sou técnico, posso contratar uma solução cloud?

A utilização do sistema em datacenter exige mais ou menos habilidades técnicas da minha equipe? Saiba a resposta!

Garantir o funcionamento de uma rede básica de computadores já não é mais nenhum bicho de 7 cabeças. Um bom serviço de internet, conectado a um bom roteador wi-fi garante o acesso de computadores, tablets e celulares. Mas quando começamos a falar sobre servidores e estrutura de dados, surgem algumas preocupações a mais.

Núcleos de processamento, memória RAM, espaço em HD, redundância de internet, nobreaks, firewall, monitoramento de carga, backups diários…

Empresas de um modo geral, que tem uma estrutura maior, acabam contratando profissionais especializados para a área de TI. São eles os responsáveis por garantir o bom funcionamento e a segurança de toda a rede interna, e também de cuidar do servidor da empresa. Mas nem sempre este cenário é a realidade. De forma especial neste caso: quanto mais simplificação para as rotinas, mais tranquilo será garantir o funcionamento de tudo.

Até alguns anos atrás era comum a terceirização de serviços para a gestão de redes e servidores. Esse serviço tem perdido muito espaço, diante do avanço da tecnologia como um todo. E um desses avanços é o uso da dados na nuvem.

Precisamos desmistificar o que é uma Cloud. O termo americano ainda é novidade pra muita gente, mas logo seu uso estará tão natural quando pedir a senha da wi-fi ou para baixar o WhatsApp.

Cloud Computing é locar um espaço na “nuvem” para o armazenamento de arquivos ou sistemas. As “nuvens” são grandes computadores, administrados por empresas e profissionais especialistas neste serviço. Para o bom funcionamento de um serviço Cloud, é necessária uma boa conexão com a internet.

Ao utilizar uma solução Cloud, as empresas acabam simplificando sua utilização. Lembra que falamos no início deste artigo sobre como hoje em dia está mais fácil criar uma rede simples de computadores?! Passa a ser essa a grande preocupação, todo o resto será administrado por especialistas neste serviço.

O processo de migração dos dados de um local para outro é uma rotina mais técnica, mas é um evento único. Quando concluída o processo como um todo se torna muito mais simples.

Na prática: a utilização de uma solução Cloud exige menos esforços técnicos que ter um servidor próprio – nós também já falamos sobre isso.