fbpx

O que são e como usar as metodologias ativas de ensino

Metodologias ativas de ensino

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Com a chegada da internet e o passar dos anos a educação também viu a necessidade de apresentar evoluções dentro da forma de ensino. O método tradicional que é aquele onde o aluno acompanha as aulas expositivas e tem como forma de avaliação a aplicação de provas e trabalhos, é chamado de passivo, ou seja, o professor é o protagonista da educação.

Já no ensino por metodologias ativas o aluno é responsável pelo seu aprendizado. Buscando mais autonomia e com o objetivo de incentivar o aluno para que desenvolva maior capacidade de compreensão dos conteúdos de maneira colaborativa.

O que são as metodologias ativas?

São métodos diferenciados de ensino e tem como benefício para o aluno: maior autonomia, maior satisfação com o ambiente escolar, desenvolvimento de confiança e maior aptidão para resolver problemas. Veja alguns exemplos de metodologias ativas:

  • Sala de aula invertida: é um método onde o aluno estuda o conteúdo da aula de forma online, através do portal online da instituição e já vai preparado com o conteúdo para a sala de aula. Com essa forma de ensino é possível enriquecer mais o momento presencial em sala de aula, com discussões, atividades em grupo ou avaliações. Assim os alunos ficam mais engajados com os conteúdos e há um aproveitamento melhor do tempo de aula.
  • Aprendizagem baseada em projetos: nesse tipo de aprendizagem o aluno tem que trabalhar de forma colaborativa perante a solução de desafios dentro de projetos. Neste conceito o aluno recebe um problema, busca por definir táticas e resoluções, estabelece um plano de ação, demonstra os resultados e é avaliado. O professor nesse caso tem o papel de atuar como orientador do aluno. Dentro dos benefícios desse método os alunos passam de um papel de receptores de conteúdo para agentes ativos.
  • Gamificação: esse tipo de metodologia ativa busca aliar ainda mais a tecnologia a sala de aula, através da promoção de jogos. É interessante que o professor selecione jogos que vão de encontro com o conteúdo estudado e promova competições saudáveis para todos.

Esses foram alguns exemplos de metodologias ativas que já estão sendo utilizadas pelas instituições. Eles estão de acordo com um dos princípios da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que é ter o aluno como protagonista de seu processo de ensino aprendizagem.

Afinal como aprendemos?

De acordo com estudos do psiquiatra William Glasser, um norte americano que estudou durante anos quais as melhores formas de aprendizado. As metodologias ativas conseguem desempenhar esse papel de ensino de forma mais concisa para os alunos. Para isso William desenvolveu uma pirâmide do conhecimento que mostra de forma visual as formas de aprendizagem. Veja a seguir:

pirâmide de aprendizagem

É importante que cada instituição entenda sua realidade e se planeje para adaptar seu ensino para uma metodologia ativa e melhorar cada vez mais o aprendizado dos estudantes.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.