Os principais canais para a captação de alunos

Os principais canais para a captação de alunos

Quais canais a sua instituição utiliza, para receber as matrículas dos estudantes? O modelo de atendimento em que 100% do processo é feito no balcão da secretaria acadêmica, tem perdido espaço. Ele não é eficiente e não gera o volume de matrículas que as instituições desejam. E isso por uma razão simples: o mundo já é digital. Para as instituições que oferecem ensino a distância, a matrícula on-line é um requisito. Mas a captação de alunos digital para cursos que funcionem presencialmente, também é uma realidade.

O sucesso da captação de alunos está atrelado à força da marca da instituição de ensino. Campanhas de divulgação em redes sociais, sites, televisão, rádio, outdoor (e tantos outros canais), geram uma atração do interesse das pessoas para a instituição. Mas, qual é o primeiro contato que elas farão com a sua escola ou faculdade? Provavelmente, pelo site.

 

Site institucional e páginas sobre os cursos com formulário de captação de alunos

Dentre todos os canais de captação de matrículas, seguramente o site é o mais relevante. Todas as campanhas de divulgação direcionam as informações para ele. Por isso, o site e o ambiente de divulgação dos cursos deve ser pensado e preparado para isso. Nós abordamos este assunto no post sobre “o que não pode faltar na sua divulgação de cursos“.

 

Atendimento presencial

Especialmente em escolas ou faculdades de ensino presencial, ou nos casos de indicações de outros alunos para quem oferece cursos de idiomas ou cursos livres, o atendimento presencial tem bastante relevância. Provavelmente, a matrícula será concluída por ele, mas não quer dizer que o início também será. Considerando o momento atual (digital), a unificação do Site com o Atendimento Presencial, é um modelo a ser analisado e considerado por todas as instituições.

 

Polos de ensino

As instituições que oferecem cursos de graduação e pós-graduação de forma EAD, tem na criação de polos uma forma de ampliar a aderência com o mercado e expandir a sua atuação. Porém, o polo serve como uma unidade de apoio, não necessariamente para a captação do aluno. Na maioria dos casos a matrícula será diretamente pelo site.

 

Área comercial (ou, relacionamento) para captação de alunos

Para que uma matrícula se concretize, na maioria dos casos será necessária pelo menos uma interação. Essa troca de informações será entre um representante da instituição e o possível novo aluno (ou seus responsáveis). Para isso, tem crescido muito nas escolas e faculdades o desenvolvimento de uma área voltada para o processo de captação de matrículas. Estes profissionais costumam ser chamados de Consultores Comerciais, ou em outros casos de ,Analistas de Relacionamento. Seja como for, a intenção é clara: avaliar o perfil do candidato, se relacionar e manter interações até convertê-lo como novo estudante da instituição.

 

O relacionamento é um ponto vital para que a instituição promova uma boa experiência para as pessoas, sejam elas candidatas à matriculas, ou, novos alunos. Independente do modelo e forma como as matrículas serão realizadas, o relacionamento deve ser mantido em todas as etapas.