Processos seletivos: quais as formas de realização em sua faculdade

Aluno realizando processo seletivo com recursos digitais

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Comum em outros países, a substituição das avaliações tradicionais por processos seletivos on-line, vem ganhando mais espaço no Brasil. Os argumentos para apoiar a mudança são muitos: praticidade, redução de custos, possibilidade de aplicar mais provas simultaneamente, uso de recursos interativos e etc.

A tecnologia vem apoiando as instituições de ensino nesse sentido. Além do que, faculdades que optam por ofertar esse tipo de processo seletivo tem agradado muito mais os candidatos. Pois além dos argumentos citados acima, existem ainda os argumentos por parte de quem irá executar a prova. Por exemplo: a comodidade de realizar a prova no conforto da sua casa, evita atrasos pois não há necessidade de deslocamento, entre outros.

Mas, quais são as formas de processos seletivos que as faculdades podem ofertar? É isto que iremos ver a seguir.

 

Processos seletivos por uma prova on-line

A prova on-line pode seguir duas vertentes. A primeira, é onde a instituição estipula uma determinada data e horário para a realização da prova. A segunda, é o que popularmente chamamos de vestibular agendado, onde o candidato que irá estipular a data e o horário para realização da prova.

Ambas as formas podem ser ofertadas em sua instituição, visto que o vestibular agendado pode ser realizado a qualquer momento do ano letivo.

Redação on-line também é uma forma de processo seletivo

Assim como aplicar uma prova on-line, a instituição pode optar por ofertar a modalidade de redação. É uma opção a mais para seus candidatos se sentirem atraídos para ingressar na sua instituição, um diferencial em relação aos seus concorrentes. Além disso, é mais um formato para captar alunos.

Em ambas as formas um software de gestão educacional pode auxiliar você. Como? Preparando um ambiente onde os alunos serão cadastrados, permitindo que as provas sejam executadas por intermédio da plataforma.

Mas, sua instituição de ensino ainda tem outras opções para ingresso dos alunos.

 

Métodos tradicionais de processos seletivos

Os métodos tradicionais são vários. Seja por análise de histórico escolar, nota no Enem e até mesmo o vestibular presencial. As possibilidades são infinitas. Sua equipe, em conjunto com seus gestores, irão alinhar os métodos de ingresso de acordo com a realidade e expectativa da instituição.

 

Esses são as formas de processos seletivos mais comuns entre as instituições de ensino superior. Reúna sua equipe, e alinhe os formatos de acordo com as expectativas da faculdade. Observe o comportamento de seus potenciais alunos, isso poderá lhe ajudar a decidir quais formatos de processos seletivos ofertar em sua faculdade. Além disso, é importante manter um relacionamento com os futuros alunos, com envio de e-mails, fortalecerá a comunicação entre instituição e alunos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos