fbpx

Quais as vantagens do Diploma Digital?

diploma digital

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Nos últimos 10 anos o Ministério da Educação (MEC) tem publicado uma série de portarias que buscam a digitalização de processos e documentos das instituições de ensino superior (IES). Uma dessas publicações é sobre o diploma digital, que é mais do que necessária, afinal, desde 1978 não foram feitas atualizações legislativas sobre o tema. Mas se você acredita que esse processo é apenas uma nova regra, saiba que as vantagens do Diploma Digital para as IES são muitas.

O diploma digital é um projeto do MEC com o objetivo de tornar a geração e a emissão dos diplomas menos burocrática. Além de ser mais inovador e tecnológico, esse processo garante a segurança das informações acadêmicas, o que é muito importante, principalmente com a Lei Geral de Proteção de Dados (LPGD) em vigor. O diploma digital irá compor o acervo acadêmico digital, outra iniciativa do MEC para a digitalização de documentos.

Nesse sentido, todas as IES do Brasil, públicas ou privadas, estão passando por um processo de adequação para atender a diversas obrigatoriedades. Você sabia que os graduandos que concluírem o Ensino Superior no final de 2021, já receberão seus diplomas digitais? Então, confira quais as vantagens do Diploma Digital:

Benefícios do Diploma Digital

O diploma digital não traz apenas normas e requisitos técnicos. Vamos explicar abaixo quais são os benefícios desse novo formato, e você perceberá que não se trata apenas de  uma obrigatoriedade, mas sim de uma desburocratização para a IES e para os alunos:

1. Redução de custos

Para emissão de um diploma físico, além dos custos com impressão, a IES investe recursos financeiros em operacionalização, como o envio para as instituições registradoras e a coleta de assinaturas. Sem dúvidas, o processo digital reduz significativamente o custo para emissão do diploma.

Além disso, a IES diminui o risco de sofrer um processo legal por demora na entrega do documento. Isso acontece, por exemplo, quando um ex-aluno perde a oportunidade de um emprego por falta do diploma. Portanto, mais um custo é evitado e a imagem e a credibilidade da IES são preservadas.

2. Facilidade e agilidade

Um processo digital já é por si só mais ágil e simples do que uma execução manual, pois otimiza o tempo de todos os envolvidos no processo, tanto para quem operacionaliza a emissão do diploma, quanto para quem aguarda o recebimento tão esperado da oficialização da conclusão de curso.

Mas, sem dúvida, uma das principais vantagens desse novo formato é a desburocratização do processo. Como a emissão física é extremamente burocrática e morosa, o aluno graduado pode levar mais de doze meses para receber o diploma. 

Enquanto isso, com o processo digital, a entrega é feita de forma mais ágil e eficaz, podendo representar um ganho de 70% de eficiência, e o estudante tem acesso ao diploma de qualquer lugar do Brasil e do mundo, por meio da internet.

Além disso, o formando não precisa deslocar-se até a instituição de ensino para receber o documento. O mesmo vale para formações à distância (EAD), já que o custo para envio por correspondência é inexistente.

3. Segurança

A tecnologia garante a autenticidade e a segurança das informações contidas no diploma digital, afinal, o documento é criptografado, certificado e assinado digitalmente, e ainda conta com a validação do carimbo do tempo.

Assim, a segurança não é só para o aluno, em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas também para a IES. Afinal, documentos físicos são passíveis de fraudes e o processo digital reduz a possibilidade desse tipo de situação.

Você percebeu as diversas vantagens do Diploma Digital? Sem dúvidas, esse novo formato otimiza o trabalho das secretarias acadêmicas e do gestor da IES. 

A sua instituição de ensino está preparada para atender a essa nova demanda? Agende uma demonstração e saiba como o Unimestre pode simplificar esse processo na sua IES.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.