Quais as vantagens e como organizar um processo seletivo online

Processo seletivo online vantagens e organização

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Os processos seletivos das instituições de ensino superior estão cada vez mais sendo realizados de forma online. Para que tudo ocorra de forma tranquila e dentro dos prazos da aplicação das provas, separamos algumas dicas de como organizar um processo seletivo online e quais são as suas vantagens:

  1. Faça uma organização prévia: é importante ter claro os prazos em que cada etapa do processo vai acontecer, para isso você pode usar nosso modelo de plano para atividades da instituição. Definir datas de divulgação da prova, elaboração da prova, execução, correção, divulgação dos resultados e matrículas para os candidatos.
  2. Defina responsáveis: tenha claro quem será o responsável por cada etapa citada anteriormente. Assim você garante que as tarefas estão distribuídas de forma justa para a sua equipe e você saberá com quem fazer o alinhamento de cada etapa, garantindo uma margem de erro bem menor.
  3. Defina a comunicação com os candidatos: se a sua instituição já possui uma forma de comunicação com alunos, aplique também para o processo seletivo. Assim o candidato vai se sentir parte da instituição. Acesse ao ebook modelos de emails para processo seletivo.
    Este período da vida dos alunos é de muita insegurança pessoal, e a sua instituição pode se apresentar como um local seguro para ele.
  4. Tenha um checklist do processo: nesse checklist é interessante criar uma trilha na qual o candidato vai percorrer. Por exemplo assim que o candidato fazer sua inscrição, que orientações ele vai receber? Por qual canal de comunicação? E, assim sucessivamente, até o momento de matrícula no candidato na instituição.
  5. Prepare seu sistema para as provas: tenha um ambiente moderno e funcional para a realização das provas, para que não haja nenhum problema com as informações durante o tempo estipulado de realização. Lembre-se que o processo seletivo é a primeira impressão que o candidato vai ter da sua instituição.

Afinal, quais as vantagens de usar a tecnologia nos processos seletivos?

Trazer soluções online para seu processo seletivo garante muito mais agilidade para a rotina da equipe e segurança para sua instituição. Vamos conhecer algumas vantagens para inserir essa forma de processo para a sua instituição.

  • Facilidade e rapidez para a organização de todo processo. Com todas as etapas automatizadas você garante mais acerto na aplicação das provas;
  • Maior segurança com os resultados das provas, além do cuidado extra com todas as informações dos candidatos;
  • Divulgação dos resultados das provas de forma ágil. Sabemos que todos os candidatos ficam ansiosos para verificar seu desempenho, por isso, ter essa etapa de forma rápida é um grande diferencial;
  • Logística de aplicação das provas, facilitado por não envolver deslocamentos físico dos candidatos.

Portanto, aderir a processo seletivos online como uma das formas de ingresso na instituição, será um grande diferencial. E é uma tendência pois garante assertividade e comodidade maior para ambas as partes.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos