fbpx

Férias escolares: 5 dicas para receber os alunos na volta às aulas

volta às aulas

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O início do ano letivo é marcado por um novo ciclo educacional, tanto para alunos, quanto para professores e colaboradores administrativos da sua instituição. Chegado o momento do recesso escolar, há uma pausa nos processos e acontece um descanso merecido para todos. A volta às aulas representa o retorno à rotina, mas também novas expectativas são criadas quanto ao restante do período escolar. Por isso, receber os alunos na volta às aulas, de forma acolhedora, é essencial.

Como está o seu planejamento para o retorno das férias escolares? Saiba que reforçar práticas de comunicação, ter um corpo docente qualificado para recepcionar os alunos e acolhê-los, são formas bastante eficazes de mostrar aos estudantes que você se importa com a experiência deles. Confira no artigo 5 dicas para receber os alunos na volta às aulas.

1. Faça uma recepção acolhedora

No começo do período letivo é mais comum a chegada de novos alunos, seja por transferência entre instituições ou mesmo por novas matrículas. Contudo, não significa que isso não possa acontecer, também, no segundo período letivo, após o término do recesso escolar.

Novos alunos precisam de uma atenção tão especial quanto os veteranos, principalmente, por não conhecerem a rotina da escola, as normas, os professores e os colegas. Nesse sentido, é muito importante que a coordenação esteja pronta para recebê-los e orientá-los.

E quando pensamos nos alunos veteranos, então, eles não precisam de nenhum suporte? Bem, as férias escolares dão aquela pausa nas atividades e compromissos dos estudantes. Com isso, o retorno tende a não ter o mesmo ritmo, pois os alunos ainda estão se adaptando à volta as aulas. Assim, também é importante que eles sejam acolhidos.

2. Tenha um calendário definido

Se a sua instituição já possui um calendário letivo definido, parabéns, você já conta com uma excelente prática escolar. A recomendação é reforçar as datas com os estudantes e o local em que o calendário pode ser acessado.

Agora, se a sua instituição ainda não possui um calendário, que tal conhecer um pouco da importância de tê-lo? Essa prática é fundamental para que se tenha um visão clara do período letivo, como os feriados prolongados, algum evento da instituição, datas comemorativas, etc.

Dessa forma, os alunos e os responsáveis terão clareza para planejar momentos em família. Além disso, os professores podem ter uma visão completa do período e, assim, elaborar o planejamento de aulas e avaliações. Que tal organizar um calendário para este novo período? Ou, então, implemente um para o próximo ano. Com certeza, todos os envolvidos com a sua instituição vão adorar e se beneficiar da novidade.

3. Alinhe as práticas com o corpo docente

Assim como a coordenação está em busca de um acolhimento estudantil, os professores também devem estar alinhados com esta prática. É importante que pelo menos os primeiros momentos do primeiro dia de aula sejam dedicados ao planejamento do período letivo. Os estudantes devem ficar cientes de como será o novo período, quais conteúdos serão estudados, qual será o material didático utilizado, como serão os formatos de avaliação, ou seja, como está o plano de aula como um todo.

Os professores precisam estar aptos a esclarecer as dúvidas dos estudantes, sejam elas sobre as aulas ou mesmo sobre outros assuntos, como infraestrutura, canais de comunicação etc., pois o professor, em geral, é o contato mais próximo do aluno, diferentemente da equipe administrativa ou da gestão escolar.

Reforce junto ao corpo docente sobre a importância do acolhimento dos novos alunos junto à turma. É essencial promover a integração da classe para que estes novos alunos não se sintam sozinhos. Uma estratégia para fazer isso, é sugerir atividades dinâmicas no primeiro dia de aula para integração da turma. Assim, o próprio professor pode conhecer melhor o perfil dos novos estudantes.

4. Reforce a comunicação

É sempre bom reforçar os canais oficiais de comunicação da escola, em especial para os novos estudantes, mas também para os veteranos. Isso evita ruídos de comunicação e oficializa a comunicação da instituição, o que gera mais credibilidade. Sem dúvida, as novas tecnologias são fundamentais para a boa comunicação entre professores e alunos. Experimente o uso de um aplicativo escolar para isso.

Por meio do aplicativo, é possível enviar comunicados aos alunos ou responsáveis, bem como disponibilizar as informações financeiras e formas de pagamento. Também é possível que os estudantes fiquem cientes das atividades pendentes de entrega, se comuniquem com os professores, etc. Essa prática também aproxima as famílias da escola.

Destaque, ainda, os contatos da instituição de ensino ou outros que sejam importantes para que em qualquer emergência os alunos ou seus responsáveis possam rapidamente contatar os números indicados.

5. Apresente a escola ou promova algum evento

Ainda que à distância, é possível realizar algum evento online e promover um diálogo com os alunos. Esse evento pode ser uma palestra ou uma roda de conversa, por exemplo. Para os veteranos será uma forma de recebê-los de uma forma especial, e para os novos alunos é uma maneira de mostrar os diferenciais da sua instituição, repassar orientações de forma unificada e criar boas memórias na volta às aulas.

Se a sua instituição está com aulas presenciais ou em modelo híbrido, também é possível fazer alguma ação nesse sentido, basta fazer um bom planejamento, convidar os alunos, e seguir os protocolos sanitários de sua cidade. Essa ação pode ser feita, inclusive, em mais de uma turma, ou seja, você atende à todos e evita um alto volume de público presente ao mesmo tempo. O importante é fazer com que a volta às aulas seja um momento agradável para os alunos e que crie boas lembranças.

 

Se você gostou das dicas para receber os alunos na volta às aulas, experimente aplicá-las em sua instituição. Você poderá mensurar o resultado dessas boas práticas no momento da avaliação institucional. Aproveite para planejar em sua avaliação alguma pergunta a respeito desse momento de acolhimento. E se você ainda não tem uma comunicação ágil e eficaz na sua instituição, experimente conhecer um pouco mais sobre o aplicativo do Unimestre, que conta com diversas funcionalidades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.