fbpx

Confira qual a importância da avaliação institucional para a gestão estratégica

pessoa em uma sala comercial usando o computador para saber importancia da avaliacao institucional

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Ter indicadores claros é essencial para uma gestão institucional baseada em dados. Afinal, como Peter Drucker* disse, certa vez, “se você não pode medir, não pode gerenciar”. Na prática, aplicar uma avaliação institucional é uma das formas de obter indicadores. Pensando em te ajudar a conhecer um pouco mais sobre este processo, neste artigo falaremos sobre a importância da avaliação institucional.

Mas antes, vale lembrar que para as instituições de ensino superior (IES), a aplicação da avaliação institucional é obrigatória e regulamentada pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, do MEC. Dessa forma, é possível medir a qualidade de ensino das IES, pois para que elas possam funcionar, devem ter um padrão mínimo de qualidade. 

Por outro lado, no ensino básico, muitas instituições acabam não tendo essa prática, já que o processo não é mandatório. Contudo, as escolas que aplicam a avaliação estão um passo à frente das demais, já que aplicá-la faz total diferença na gestão estratégica da escola. Vamos entender melhor como isso funciona?

*Peter Drucker é considerado o “pai” da administração moderna. Foi professor, escritor, consultor e autor de teorias sobre Marketing e Administração de Empresas.

Qual a importância da avaliação institucional?

A avaliação institucional serve para medir a satisfação dos estudantes e profissionais da instituição de ensino no que se refere a infraestrutura, a metodologia pedagógica, as formas de avaliação, o corpo docente e quaisquer outras informações que sejam interessantes de mensurar.

Essa é uma ferramenta estratégica de gestão, pois permite realizar o diagnóstico e a análise da realidade institucional, indicando quais aspectos precisam ser administrados e melhorados. Da mesma forma, mostra os pontos que estão sendo bem desenvolvidos.

Ao dar voz à comunidade acadêmica e escolar, a avaliação proporciona à gestão fazer um acompanhamento da instituição de ensino podendo, inclusive, entender como evitar a evasão escolar

E por falar em educação básica, além dos estudantes, os responsáveis também podem avaliar a instituição, caso a escola considere importante e estratégico. Por exemplo, com a resposta das famílias é possível mensurar como está o relacionamento com a comunidade, o atendimento das áreas administrativas etc.

Baixe grátis: modelo de formulário para avaliação institucional

Bastante democrática, com a avaliação é possível:

  • Levar uma experiência educacional de mais qualidade aos estudantes do ponto de vista pedagógico e institucional;
  • Proporcionar um melhor ambiente de trabalho aos profissionais da instituição de ensino.

Após mensurar os dados, é hora de fazer um plano de ação com os aspectos que precisam ser melhorados. Nesta etapa é fundamental entender quais ações são prioritárias e quais podem ser executadas em outro momento.

Lembre-se que levar em consideração a opinião da comunidade escolar e apresentar as melhorias realizadas faz com que todos os envolvidos sintam-se ouvidos e valorizados. Vale ressaltar ainda que esse instrumento avaliativo serve também como subsídio ao planejamento estratégico da instituição.

Agora que você já conhece a importância da avaliação institucional, deve estar se perguntando de que forma é possível aplicá-la, certo? Existem várias maneiras, desde um formulário impresso entregue aos respondentes até a aplicação de formulários online. 

Há também o formato digital, integrado a um sistema de gestão educacional, como a Avaliação Institucional do sistema Unimestre, que traz mais agilidade e assertividade a esse processo.

Então, se você busca mais facilidade para coletar dados, visualizar relatórios, gráficos e compilar informações para a tomada de decisões, confira o nosso webinar gratuito e descubra como podemos te ajudar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.