fbpx

Como aplicar a Avaliação Institucional da melhor forma

dicas de aplicação para avaliação institucional

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A aplicação da avaliação institucional é essencial e pode ser usada como uma ferramenta de análise importante para as instituições. Com ela é possível entender o cenário e a percepção dos alunos. E com base nos resultados obtidos, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), conseguirá planejar e encaminhar todas as melhorias necessárias. É importante ressaltar que os resultados da Avaliação Institucional devem ser passados em forma de feedback para os professores. As melhorias gerais também devem ser comunicadas aos alunos, confirmando, assim, que a avaliação institucional é levada a sério pela escola/faculdade e que os alunos sempre podem contribuir para as melhorias.

Confira algumas dicas para a aplicação da avaliação institucional:

Prazo de realização

Ao menos uma vez por ano a instituição precisa realizar a Avaliação Institucional, mas muitas escolas/faculdades optam por realizar a avaliação mais de uma vez, em geral uma por semestre, para que todos os alunos tenham a oportunidade de responder e a instituição possa trabalhar nas melhorias. Cada instituição precisa entender a sua realidade e o esforço necessário para aplicar a avaliação.

Foco da equipe para a aplicação

Para a aplicação da avaliação institucional é importante a definição de uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), que fará a validação do questionário, confira aqui um modelo de avaliação. A comissão também irá auxiliar na divulgação e encaminhamentos após a pesquisa. Assim é possível melhorar os indicadores apontados na avaliação de forma rápida e eficiente. É interessante que uma pessoa da CPA tenha vivido a aplicação de outras avaliações para que possa ajudar em melhores encaminhamentos. 

Feedbacks com base nas avaliações passadas

É muito relevante entender os pontos levantados nas avaliações passadas, antes de aplicar uma nova avaliação. Dessa forma, é possível entender quais foram os principais encaminhamentos e relembrar como foi feito o processo de aplicação, para seguir com os pontos positivos e mudar o que for necessário.

Uso de ferramentas adequadas

A realização da avaliação pode ser feita em ferramentas gratuitas de formulários ou de forma mais automatizada e ágil no módulo de Avaliação Institucional do Unimestre, que possui análises completas de gráficos e tabelas, gerando muito mais autonomia para a Comissão de Avaliação.

Próximos passos depois da aplicação

Quando um grupo responde uma avaliação institucional espera-se que os pontos de melhorias citados recebam seu devido encaminhamento e até mesmo a prestação de contas sobre o tópico em questão. Isso concede credibilidade à avaliação e gera um sentimento de que o grupo tem voz, e que de fato a instituição está preocupada com a melhoria contínua.

A aplicação da Avaliação Institucional é de suma importância, é nessa oportunidade que você poderá saber a opinião de seus alunos e usar as respostas de forma estratégica para a melhoria de indicadores essenciais para reduzir a inadimplência e reter os alunos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.