Qual o jeito certo de armazenar um backup?

Qual o jeito certo de armazenar um backup?

Qual o valor das informações que você tem em seu computador? Tão importante quanto uma rotina de backup diária é garantir que tudo seja salvo de forma apropriada!

 

Local físico

Nunca deixe os backups fisicamente no mesmo lugar que a informação original. Garanta que eles sempre sejam transferidos para outro ambiente.

O motivo? Garantir que algum problema com o local original onde estão as informações, não afetará também o ambiente em que os backups estão. Incêndios, roubos de computadores, raios ou descargas elétricas nos equipamentos… qualquer situação dessas pode impactar vários equipamentos que estiverem próximos, por isso a distância pode ser vital para garantir a segurança dos dados.

HD Externo ou Pendrive?

Até alguns anos atrás, esses equipamentos eram muito usados. Diariamente as informações são copiadas durante o expediente de trabalho. Os arquivos são transferidos pela rede da instituição para um dispositivo externo.

Grandes empresas costumam ter uma política de retirada desse dispositivo de dentro da estrutura da instituição. Se algo acontecer, as informações estarão fora da instituição em posse de algum colaborador de confiança.

 

E a nuvem?

Ela resolve e simplifica tudo, além de ser muito mais segura e eficiente. É possível automatizar a rotina de backups e a transferência de informações para um ambiente externo, protegido.

O uso desta tecnologia garante uma gestão muito mais eficiente, já que dispensa ações manuais diárias dos colaboradores. A responsabilidade da equipe de TI será configurar este funcionamento e monitorar que tudo segue funcionando corretamente.

 

Garanta que a rotina de backups esteja bem definida dentro da sua equipe. Assuma pra si a responsabilidade de ter certeza que as informações da sua instituição estão seguras e protegidas, seja pela operação interna da sua equipe ou usando a Solução de TI do Unimestre. É importante cuidar também dos arquivos pessoais como documentos e e-mails, nós falamos sobre isso em outra postagem.