fbpx

Segmentação no marketing educacional: o que é e quais as vantagens

segmentação no marketing digital

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Marketing digital é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. E dentro dele existem várias estratégias que podem ser traçadas de acordo com o público alvo, e entre elas, está a segmentação dos públicos.

A definição de segmentação é:

ato ou efeito de segmentar; divisão por segmentos; fracionamento.

Sendo assim, você pode usar dela para direcionar os conteúdos específicos para cada público.

 

Exemplo prático de segmentação em uma instituição de ensino

Se você é uma instituição de educação básica

Pense comigo: em seu site, um pai/mãe fez um cadastro para conhecer o plano pedagógico da escola e os valores de mensalidades para então, decidir se quer ou não matricular o filho na escola. Ao receber esses dados, você acaba de ter uma segmentação dos pais interessados. Mas, o que fazer com essa informação?

Bom, a partir deste ponto a sua instituição pode se comunicar com os pais através de e-mails. Pode enviar, por exemplo: dicas de livros para interagir com as crianças; campanhas de descontos; apresente as vantagens por estudar na escola, depoimentos de outros pais… Esse será o seu diferencial em relação a sua concorrência, pois sua instituição demonstra que a experiência vai muito além da sala de aula.

Esse tipo de interação fortalece – e muito – o relacionamento com os pais, visto que nesse caso, a opinião dos responsáveis são a que tem mais peso no momento de efetivar a matrícula na escola x ou na escola y.

 

Se você é uma instituição de ensino superior

A sua faculdade possuí um site para divulgar seus cursos, mostrar um pouco da estrutura e em algum momento dessa navegação o usuário se depara com um formulário de intenção de vaga. Ou seja, ele tem um espaço para registrar o desejo de estudar em sua instituição. Além de captar esse interesse, você pode adaptar o formulário para identificar possíveis objeções a continuidade da matrícula, como valores de mensalidades, localização geográfica, dúvida sobre o conteúdo do curso, etc.

Com base nesse entendimento, você pode produzir e direcionar conteúdos para o usuário. Isso permite que ele pule da etapa do desejo para a etapa de intenção, e efetue a matrícula/transferência. Mas, como fazer essa transição? Bom, dependendo da resposta que ele der no formulário, você pode encaminhar e-mails com as possíveis bolsas de estudo que a faculdade oferece ou com dicas de roteiros de transporte escolar. Ou ainda, enviar campanhas especiais para quem optar por transferência de instituição.

 

A segmentação pode fortalecer o relacionamento interno

Outro ponto importante a ser abordado quando o assunto é segmentação, é o fortalecimento do relacionamento interno da instituição. Você consegue criar grupos de funcionários, sejam eles professores, equipe do administrativa ou do financeiro.

Com isso você conseguirá encaminhar conteúdos exclusivos para cada área. Alguns exemplos: no dia do professor, filtre pela segmentação “professores” e encaminhe um e-mail parabenizando por essa data tão importante. O mesmo pode ser feito com os alunos, para divulgação de um evento que acontecerá na instituição.

 

Vantagens de utilizar a segmentação em sua instituição

Uma das principais vantagens de utilizar a segmentação é porque você irá conhecer melhor seu potencial cliente, quais são as características dos grupos de clientes-alvo, seus costumes e hábitos, podendo se comunicar melhor com eles. A segmentação é a maior e melhor chance de alcançar o resultado desejado com as campanhas que a instituição estabelece ao longo do ano letivo. 

 

Como gerar minhas segmentações?

Existem ferramentas especializadas em marketing digital, e que podem auxiliar no processo de criação das segmentações. É o caso da RD Station, uma ferramenta pensada para gerenciar e automatizar as ações de marketing digital. Além das segmentações, ela pode ajudar com o disparo de e-mails marketing, e ainda, na geração de novas oportunidades para sua instituição.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.