Use o termo de consentimento de volta às aulas presenciais

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Em março de 2020, poucas semanas depois do retorno das aulas, as salas de aula voltaram a ficar vazias. O inimaginável aconteceu por conta de um vírus, e impactou diretamente a educação. Meses depois, o retorno começa a ser planejado, mas diferente da volta das férias, as instituições precisam se amparar. Entre os mecanismos de proteção sanitários, existem questões legais também, e entre elas, a necessidade de aceite de um termo de consentimento de volta às aulas presenciais, a ser assinado pelos responsáveis pelos alunos.

Os governos estaduais e municipais tem flexibilizado o retorno das aulas presenciais. Isso não substituirá totalmente o modelo online, criando com isso uma modalidade de ensino híbrida. Mas, então, quem deve retornar para o ensino presencial?

Sem dúvida, alunos que são grupos de risco por algum tipo de doença, ou que convivam diretamente com pessoas que se enquadrem no grupo, tem ótimos motivos para não retornar ao ensino presencial. Mas a flexibilização será mais ampla que isso, dando a oportunidade para que cada família decida por si própria.

A importância do termo de consentimento de retorno presencial

No momento que o contato social aumenta, o risco de transmissão da doença, também. Ainda que as instituições adotem protocolos rígidos de proteção sanitária, nenhum espaço é totalmente imune a proliferação da pandemia.

Se um aluno, ou seus familiares, forem infectados como resultado da convivência escolar, é fundamental que a instituição esteja protegida legalmente. Essa proteção se dá por um termo de consentimento de volta às aulas presenciais, onde o responsável acadêmico de cada aluno pode aceitar ou não.

O aceite é obrigatório para quem desejar retornar para o modelo de aulas presenciais.

Melhor forma de obter o aceite ou a assinatura

A existência do termo significa mais um documento a ser assinado? Não necessariamente! O aceite ao documento pode ser feito de forma eletrônica, otimizando as atividades da instituição e reduzindo o esforço operacional da secretaria acadêmica.

Seu sistema de gestão educacional pode ser um aliado importante neste momento. É o caso do Unimestre. Confira no vídeo abaixo de que forma as instituições podem obter o consentimento dos responsáveis pelos alunos, para que eles retornem ao convívio pessoal no ambiente educacional:

Caso a sua instituição já utilize o Unimestre, acesse a Área de Clientes e faça seu pedido de liberação do termo, a nossa equipe técnica lhe dará todo o apoio necessário. Agora, se você ainda não utiliza o Unimestre, solicite uma demonstração completa, e veja como a nossa tecnologia pode apoiar a sua instituição.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos