fbpx

Webinar Diploma Digital: aprendizados que marcaram o debate

capa artigo Webinar Diploma Digital

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O webinar “A sua instituição está pronta para o Diploma Digital?”, promovido pela Plataforma A+, aconteceu no dia 03 de fevereiro e resultou em muitos aprendizados e dicas para a implementação do Diploma Digital. A importância da coleta e organização de dados, bem como a segurança do novo processo de emissão foram os grandes destaques do debate.

Aparecida Berchior, Diretora da Futura Educacional e Cultural, Claudionor Silveira, Diretor de Tecnologia da Plataforma A+, Juliana Dias, Pesquisadora na Learning Data Analytics e Marcos Rigacci, Gerente de Pré-Vendas da Tecfy Soluções foram os especialistas que participaram do evento mediado por Fabrício Theophilo, Gerente de Inteligência de Mercado, Pricing e Parcerias da Plataforma A+.

Aprendizados do Webinar Diploma Digital:

Ao falar de tecnologia para a área educacional, não podemos deixar de citar o conceito de Learning Analytics que trata da coleta, organização, armazenamento e análise de dados para tomada de decisão em todas as áreas acadêmicas.

Além disso, os dados são muito importantes para a correta operacionalização dos processos das instituições de ensino, entre eles, o de emissão de diploma digital.

É o que ressalta Juliana Dias, Avaliadora do INEP: “Independentemente do porte da instituição, todas terão a necessidade de organização de dados, ganhando mais facilidade de visualização desses dados, definindo estratégias a partir de um procedimento de diploma digital.”

Para facilitar essa coleta e gestão de dados, é fundamental que as IES possuam um sistema de gestão educacional a fim de automatizar esse processo.

“Neste momento, a integração de sistemas é muito relevante, e isso deve ficar como um alerta, pois não podemos achar que, ao final do processo de emissão do diploma, vamos dar conta de que tudo que deve ser feito. É preciso ter toda a estrutura de um sistema que faz um percurso formativo do aluno desde o seu ingresso.” complementa Aparecida Berchior, que possui mais de 30 anos de experiência em gestão acadêmica.

 

Para Marcos Rigacci, “as IES têm que aproveitar as ferramentas de gestão para organizar não só o diploma, mas o dia a dia da IES como um todo. O Diploma é apenas um dos processos que fará uso dessas informações e documentos bem organizados e seguros” destacou Rigacci, que atua com soluções para a digitalização de processos e redução de documentos físicos, atendendo legislações como Dossiê e Diploma Digital do MEC.

Em relação a segurança, o novo formato de emissão de diplomas digitais é um grande avanço para as instituições de ensino superior. Questões como auditoria de dados e compliance (que é um conjunto de regras definidas pela IES) são garantidas com o formato online, além do aumento da transparência e da eficiência operacional.

No webinar também reforçou-se a importância de ter um sistema bem alimentado que contribua com os aspectos acima.

“Toda a grade curricular, as informações lançadas pelo professor devem estar dentro dos sistemas, funcionando de forma integrada para que não haja o retrabalho de passar a informação de um lugar para outro. As IES que têm um processo já informatizado, um fluxo ou uma cultura digital, já vão ter processos possivelmente mais integrados desde a entrada do aluno na IES até a sua formação.” ressalta Claudionor Silveira, que também é cientista da computação.

Sem dúvidas, o Diploma Digital traz inúmeras vantagens para as instituições de ensino e acadêmicos. Aproveite e confira o debate completo, acesse agora mesmo o Webinar do Diploma Digital:

Banner artigo webinar diploma digital

 

Saiba mais sobre o Diploma Digital do A+ Unimestre!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Case de Sucesso - Colégio Froebel - Unimestre - Gestão Escolar
Case de Sucesso

Case de Sucesso – Colégio Froebel

O Unimestre é um sistema de gestão escolar, com recursos totalmente integrados. A nossa tecnologia está à disposição de escolas e faculdades de todo o

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.