fbpx

Aproxime seus professores para a troca de experiências

Professores e coordenadores tendo uma reunião de feedback

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
No início de cada semestre letivo, muitos coordenadores se deparam com uma equipe de professores com diferentes níveis de conhecimentos em relação ao conteúdo e às estratégias metodológicas. É preciso lidar muitas vezes com professores novos, tanto aqueles iniciantes na carreira quanto aqueles que vieram de outra instituição ou turma.
Pensando no bem estar dos professores iniciantes, e daqueles que já estão inseridos na escola/faculdade, apresentamos alguns pontos a serem considerados no relacionamento com os docentes.

Disponibilize ferramentas que ajudam seus professores

Seja por intermédio de recursos que estão dentro de um sistema de gestão educacional, em bibliotecas virtuais ou por outras plataformas que podem ser usadas pelos professores, apresente seu ambiente tecnológico. Mostre ao seu corpo docente quais ferramentas eles possuem e como podem ser exploradas. Permita que os professores troquem experiências, apresentando casos de professores que já fazem um bom uso e dos resultados obtidos. Muitos sabem que existem vários recursos, mas, não sabem a melhor forma de utilizá-las. Apoie seu corpo docente nesse desenvolvimento.

Divulgue as boas práticas dos outros professores

Durante as reuniões periódicas, pergunte quais são as práticas que os professores estão utilizando. Muitos docentes podem considerar as metodologias digitais um obstáculo nas aulas, mas, se um colega fazer uma breve apresentação, a chance dele inspirar outros professores em suas disciplinas, se torna muito maior.

Por exemplo: o professor do ensino médio utilizou da gamificação em sua turma, e foi um sucesso de engajamento com os alunos. Peça que ele apresente a ferramenta, isso pode despertar a curiosidade dos demais professores e consequentemente melhorar a experiência de todos!

Planejamento em parceria

Alguns trabalhos e atividades podem ser planejados em parceria, em que os docentes poderão compartilhar dúvidas, ideias e dificuldades. Esse tipo de trabalho diminui a insegurança dos docentes novos nas atividades digitais, potencializa suas habilidades e permite a ampliação dos conhecimentos.
Esses projetos interdisciplinares tem muito a agregar, e isso vale tanto para os professores, quanto para os alunos. Eles conseguem notar com maior facilidade, a forma como uma disciplina complementa a outra.

A cultura do feedback entre professores e coordenadores

Sua instituição precisa implantar essa cultura, pois os docentes se sentirão muito mais a vontade para relatar possíveis questões que estão lhe incomodando. Em contrapartida, a coordenação também precisa dar um feedback do método de ensino do professor. Isso impactará diretamente na jornada de aprendizagem do estudante.

 

Em resumo, encontre a melhor forma de comunicação com seus docentes, entenda quais são as lacunas de desenvolvimento de cada um. Promova um ambiente aconchegante e descontraído. E com a experiência vivida em 2020 nós aprendemos o quão importante é manter o relacionamento com sua comunidade acadêmica, visto que, a instituição de ensino é a extensão da casa deles.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.