fbpx

Conheça as funcionalidades do Diploma Digital A+ Unimestre

Capa blog diploma digital

Compartilhe:

Uma pesquisa realizada em agosto de 2021 pela Secretaria de Educação Superior (SESU), mostrou que 22% das instituições de ensino superior do país ainda não começaram a implementação do diploma em formato digital. A sua IES está inclusa nesse percentual? Fique atento, pois conforme a Portaria 1.001 do Ministério da Educação (MEC), o prazo para implantação do diploma digital se aproxima:

  • Instituições emissoras: o prazo para implementar o novo processo será até 30 de abril de 2022.
  • Instituições registradoras: o prazo expirou em 31 de dezembro de 2021.

 

Vale lembrar que o diploma digital é um projeto do MEC que visa facilitar a emissão de diplomas de graduação e tornar o processo menos burocrático. Além disso, o formato digital dispõe de mais segurança, já que protege as informações dos alunos, atendendo às obrigatoriedades da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), e reduz a possibilidade de fraudes no documento.

Por isso, se você está buscando um sistema para a sua IES que simplifique, otimize e integre a emissão de diplomas, não deixe de conhecer as funcionalidades que o módulo de Diploma Digital A+ Unimestre oferece para a sua IES e fique em dia com a legislação e as obrigatoriedades do MEC:

3 funcionalidades do Diploma Digital A+ Unimestre

O módulo de Diploma Digital A+ Unimestre, além de ser totalmente integrado com o módulo de Gestão da Secretaria Acadêmica e com o Acervo Acadêmico Digital, disponibiliza de algumas funcionalidades que conduzem o processo de diploma digital do início ao fim. Confira:

  • Assinatura eletrônica certificada digitalmente pelo ICP-Brasil: uma das principais mudanças trazidas pelo novo formato é a assinatura eletrônica. Com o módulo do Diploma Digital A+ Unimestre, cada responsável pela assinatura do diploma recebe um link para acessar o documento, conferir as informações do acadêmico e assinar digitalmente. Para isso, os responsáveis precisam ter um certificado digital próprio. Uma das vantagens desse formato é que as assinaturas podem ser feitas em lote, ou seja, em grande quantidade, o que facilita e agiliza o processo.
  • Autenticação do diploma com o carimbo do tempo: além da assinatura eletrônica, nessa etapa é aplicado o carimbo do tempo, também conforme padrão ICP-Brasil, que registra a data e a hora de assinatura do documento, garantindo ainda mais segurança e validade ao diploma.
  • Consulta pública de diplomas para IES e alunos: a consulta pública é mais um requisito legal do Ministério da Educação. Esse processo permite que qualquer pessoa possa acessar o documento e verificar a sua legalidade. Qualquer alteração no documento precisa ser publicada também. Por isso, uma vez publicadas, as informações não podem ser removidas da consulta pública.

 

Você percebeu o quanto essas funcionalidades fazem diferença na hora da emissão do diploma digital? E para ficar ainda melhor, o Diploma Digital A+ Unimestre dispõe de muitas outras funcionalidades, garantindo mais simplicidade e agilidade para o seu dia a dia, sem precisar depender de outros sistemas ou ferramentas: tudo num só lugar!

Para ficar por dentro de tudo sobre o Diploma Digital e conhecer as outras funcionalidades que a nossa solução oferece para a sua IES, confira o ebook gratuito que preparamos especialmente para você! Para acessá-lo, é muito simples: basta clicar na imagem abaixo e fazer o download:

banner ebook diploma digital

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Explore outros conteúdos

Educação

MEC disponibiliza novo sistema para alunos escolherem curso, com base na nota do ENEM

O Ministério da Educação (MEC) colocou no ar nesta quarta-feira (27) o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que vai permitir aos alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a escolher pela internet o curso e a instituição da qual fazer parte em 2010.

Veja neste post as etapas que os aluno devem passar e as orientações sobre este processo.

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.