Principais recursos do Portal do Professor no Unimestre

Principais recursos do Portal do Professor no Unimestre

Quando se trata de ferramentas de trabalho, os professores têm uma série de recursos a sua disposição. Um dos principais e é o Portal do Professor vinculado ao sistema de gestão acadêmica da instituição. Ele deve ser um facilitador, agregando os principais recursos e funcionalidades, simplificando o registro dos dados e complementando a experiência da disciplina. Alguns recursos são essenciais e não podem faltar. Este post tem dicas sobre este ambiente e como a sua instituição pode criar uma experiência positiva disponibilizando os recursos na medida certa.

 

Diário de Classe online

Primeiramente, vamos começar pelo óbvio: o diário de atividades da disciplina. Certamente, não é suficiente que o recurso apenas seja disponibilizado, ele pode ser usado somado a facilitadores para os professores. A criação de aulas pode simplificada, levando em conta o calendário de horários de aulas definido pela secretaria acadêmica. O registro de frequências dos alunos, liberado na data da aula, pode permitir um registro rápido de aulas para todos os alunos, tratando apenas os casos de alunos que tiveram ausências. A criação das avaliações pode ser feita organizada por tipos (prova, trabalho…), e eles podem ser considerados para o cálculo de médias. Inclusive, a sua instituição pode antecipar a criação das avaliações ou parametrizar uma sugestão de fórmula de cálculo de notas.

Após a digitação dos dados pelos professores, como os conteúdos das aulas, frequências, agendamento de avaliações, notas parciais e finais, o aluno já poderá consultar estes dados. Assim será gerado um sentimento de mais proximidade, melhor comunicação e organização.

 

Plano de Ensino

A cada início de ano/semestre letivo é necessária uma checagem dos planos de ensino e aprendizagem. O preenchimento dos dados pode ser feito diretamente pelo portal online dos professores, em um template definido pela instituição. Após ser enviado, o coordenador pode fazer a verificação pelo próprio sistema acadêmico online, facilitando a divulgação aos alunos após a aprovação.

 

Materiais de apoio e complementares

A aula não termina, quando a aula termina.

Depois da experiência do momento da aula, o aluno pode receber materiais complementares que se somarão aos conhecimentos já abordados. Arquivos com apresentações, artigos, PDF’s, links de sites… são alguns dos principais materiais usados e disponíveis. Portanto, garanta que os seus professores conseguirão disponibilizar os materiais, e terão acompanhamento para saber quais alunos acessaram cada informação.

 

Comunicação fácil com recados e e-mails

Em muitos momentos, os professores vão precisar interagir com os alunos, enviados recados e orientações adicionais sobre as aulas. A interação mais comum é o envio de e-mails diretamente pelo portal web, mas o recebimento destas mensagens depende da caixa postal de cada aluno – nem sempre elas chegarão, e o monitoramento é mais difícil. O seu portal online deve permitir uma troca de recados e mensagens entre os grupos de usuários. Essa definição, de quem poderá falar com quem, é da sua própria instituição. Defina ainda se as mensagens serão recados simples em texto, enviados e recebidos pelos portais do professor e do aluno, ou se permitirão a inclusão de mídias e de arquivos anexados.

 

Calendário acadêmico

Certamente a organização é um dos pontos chaves para o sucesso de qualquer instituição de ensino. Democratizar as informações acadêmicas é fundamental para garantir que cada profissional possa se organizar da melhor forma. Permita o acesso ao calendário acadêmico com os dados de informações institucionais, cronogramas de prazos e períodos de atividades. A consulta deve ser fácil e acessível a todos.

 

Avaliação Institucional

O ensino superior conhece bem a portaria MEC SINAES. A Comissão Própria de Avaliação – CPA, disponibiliza a avaliação institucional para que os alunos e professores respondam diretamente pelo ambiente online. Já o resultado individual de cada professor avaliado deve ser divulgado também, pelo portal acadêmico online.

 

Experiência EAD integrada ao portal do professor

As instituições que possuem cursos totalmente EAD já estão acostumadas a disponibilizar vídeo aulas, provas online, aplicação de exercícios e a promover fóruns e enquetes entre os alunos de cada disciplina. Mas, o uso destes recursos não precisa ser restrito aos cursos a distância. Portanto, disponibilize no portal do professor estas funcionalidades e permita que cada um crie uma experiência única, agregadora e digital para as suas disciplinas.

 

Informações pedagógicas

O registro de informações complementares aos alunos é fundamental. Permita o registro de ocorrências pedagógicas, registrando pontos importantes sobre o relacionamento do aluno com o ambiente acadêmico. Tenha ainda as fichas pedagógicas, com indicadores e conceitos definidos pela sua instituição. A existência destes dados gera informações aos coordenadores de cursos para os atendimentos e estratégias educacionais, além de tornar os conselhos de classe ainda mais ricos de informações.

 

Reservas de salas e equipamentos

Por fim, a preparação para as aulas. Laboratórios de robótica, química e informática, salas de leitura, espaço maker e multiuso, uso de equipamentos multimídia… a reserva destes ambientes pode ser feita diretamente pelo portal dos professores, dentro de prazos de reservas e respeitando os horários de aulas nas turmas.

 

O portal do professor deve integrar recursos e funcionalidades que simplifiquem o dia a dia destes profissionais. Ter uma série de recursos não tomará mais tempo, pelo contrário, simplificará ações que habitualmente exigem muito tempo, dando mais tempo ao uso de outros recursos. Disponibilize funcionalidades que melhorem a experiência dos professores. Por consequência, os alunos e toda a comunidade acadêmica, também se beneficiarão disso.

As funcionalidades que nós apresentamos aqui são as mais utilizadas pelas instituições de ensino. Cada um destes recursos, está disponível no Unimestre, e pode ser usado de forma integrado com os demais módulos e ambientes da nossa solução de gestão educacional. Fale com os nossos consultores e solicite uma demonstração do Unimestre.