fbpx

Atividades lúdicas: como inserir essa prática em sua escola

professora desenvolvendo uma atividade lúdica com os alunos

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A inserção de atividades lúdicas está se tornando cada vez mais comum nas escolas que oferecem a educação básica. E de fato, provocar outros estímulos cerebrais por meio de diferentes atividades irá auxiliar no desenvolvimento cognitivo, desencadeando uma série de benefícios a longo prazo. Não é substituir o método tradicional de ensino, mas sim, somar os dois modelos.  Colocar em prática as duas modalidades tem se mostrado muito eficiente, e de certa forma até inovadora para algumas instituições.

Em tempos de aulas hibridas, a participação da família no momento da realização da atividade é fundamental. A seguir, iremos trazer o conceito de atividades lúdicas, quais habilidades são desenvolvidas nas crianças com a aplicação desta metodologia, além disso, mostraremos algumas formas de inserir as atividades lúdicas no dia a dia escolar, seja dentro da sala de aula ou se adaptando a rotina familiar do aluno.

 

O que são as atividades lúdicas?

De modo geral, as pessoas veem as atividades lúdicas apenas como “brincadeiras”. Pela visão apenas das crianças isso pode ser verdadeiro, porém, não é essa a definição principal da metodologia. Até mesmo porque, nem todo o tipo de brincadeira tem caráter educacional.

Nesse sentido, a metodologia tem por objetivo promover a interação entre os alunos que estão envolvidos na tarefa, de uma forma mais prazerosa. Entretanto, a atividade escolhida precisa ter um objetivo claro para que os pequenos possam ser direcionados corretamente e obter o aprendizado que se deseja.

 

Habilidades que são desenvolvidas ao aplicar a atividade lúdica

A utilização destas atividades ultrapassa a convencional brincadeira de criança, como dito anteriormente, as atividades lúdicas tem a finalidade de interagir entre os pequenos e desenvolver as habilidades cognitivas. Com a aplicação da metodologia as principais habilidades a serem desenvolvidas são:

  • coordenação motora;
  • comunicação;
  • raciocínio lógico;
  • percepção do espaço;
  • consciência corporal;
  • linguagem;
  • criatividade;
  • imaginação;
  • memorização;
  • familiaridade com números;
  • gosto pela leitura;
  • empatia;
  • muitos outros.

 

Formas de inserção das atividades lúdicas no dia a dia escolar

Até o momento vimos o que são as atividades lúdicas e como elas impactam nas habilidades das crianças. É extremamente  possível levar as brincadeiras lúdicas para fora da sala de aula. Esse tipo de atividade é interessante, e pode transformar-se em um divertido momento em família, estreitando os laços de todo o núcleo familiar. Confira algumas atividades que podem ser acrescentadas na rotina familiar e nas aulas:

 

Leitura como forma de atividade lúdica

leitura também é uma atividade lúdica que pode ser realizada em sala

 

O desenvolvimento do hábito da leitura deve ser estimulado logo nos primeiros anos. Na escola, a criação de rodas de leitura é uma ótima forma de interação entre a turma, e até em alguns casos, uma breve discussão posterior sobre a história estudada.

Já no âmbito familiar pode ser estimulado como uma tradição familiar. Ler antes de dormir é um maravilhoso exemplo disso. Os pais podem até criar um cantinho reservado para que a criança tenha contato com os livros. Ler é uma atividade que traz inúmeros benefícios, e quanto antes o hábito for desenvolvido, melhor. Tenha certeza, que isso fará uma grande diferença no futuro desempenho acadêmico das crianças envolvidas.

 

Acrescente os fantoches à leitura

atividade lúdica de fantoche realizada em sala de aula

A utilização dos fantoches na contação de história estimula a contração da identidade de cada criança, a partir do momento em que ela experimenta diversos personagens, com emoções e jeitos diferentes. Assim como acontece nas aulas de teatro, as histórias contadas com bonecos servem para propósitos distintos: um exercício criativo de criar a partir de realidades vividas por cada estudante. Neste caso, as crianças podem se sentir mais a vontade para falar sobre alguns medos que elas possuem.

Por outro lado, os alunos podem criar seus próprios fantoches, com materiais reciclados por exemplo. É uma ótima forma de incentivar a sustentabilidade na sua instituição. Os bonecos podem ser utilizados nas aulas para incentivar conceitos como a amizade e solidariedade.

Jogos de tabuleiro são uma alternativa de atividades lúdicas em grupo

família realizando a atividade lúdica de tabuleiro

 

Assim como a criatividade e a imaginação, o desenvolvimento do raciocínio lógico é essencial para o aluno se sentir completo. Jogos de tabuleiro desafiam a capacidade de síntese e organização, fazendo com que o cérebro se desenvolva para envolver toda a experiência de funcionamento daquilo que se coloca ao redor.

Eles podem ser também grandes aliados do ensino das ciências exatas. Quando o cérebro é desafiado desde a mais nova idade, a criança se acostuma com a resolução de problemas e os exercícios matemáticos, entre outras atividades igualmente desafiadoras. Além disso, é uma ótima atividade para se fazer em família em um domingo chuvoso!

 

Pintura é uma das atividades lúdicas mais antigas

garota pintando outra possível atividade lúdica

A pintura é uma atividade lúdica bastante completa. Por meio dela, a criança consegue desenvolver tanto a coordenação motora quanto a criatividade. Afinal, “fazer arte” é uma das coisas que os pequenos mais gostam. Outro ponto de destaque é a quantidade de materiais diferentes que podem ser utilizados, permitindo que o exercício nunca seja repetitivo. Tinta guache, lápis de cor e giz de cera: tudo isso é usado para estimular o aprendizado das crianças.

 

Além destas, atividades como massinha de modelar, dança, música, desenho e colagem, podem ajudar muito no desenvolvimento das crianças. Por fim, adapte as atividades lúdicas conforme a realidade da sua instituição, e dê ideias para os pais de como entreter os pequenos quando estiverem em casa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.