Ensino Híbrido: Dicas de atividades para engajar seus alunos

mãe e filha estudando por intermédio do ensino hibrido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O ensino híbrido tomou uma proporção muito maior após o retorno das aulas – que foram paralisadas em decorrência do Covid19. O método de aprendizagem consiste em mesclar o ensino presencial e o ensino a distância, tendo como foco principal a autonomia do aluno nos estudos.

Mas, isso não significa que o professor será colocado “de lado”, muito pelo contrário. O corpo docente da instituição terá um papel fundamental na jornada de aprendizagem dos alunos, isso porque, eles estarão ali para tirar as principais dúvidas dos alunos.

Mas, você deve estar se perguntando: “qual tipo de atividade eu posso propor para que meus alunos estejam engajados nas aulas?”. É sobre isso que falaremos nesta post!

Quais são as possíveis atividades?

Assistir ou ler algum material e propor um debate saudável

Seja por um vídeo do YouTube, uma palestra do TEDx, um livro da biblioteca, ou ainda, o texto que o professor disponibilizou no material de apoio. Indiferente da referência que seja utilizada, o debate pode ser um ótimo aliado.

O professor pode utilizar uma das aulas para promover essa interação, com viés construtivo de opiniões e de aprendizagem. Separar os estudantes em grupos, para discussão, argumentação e defesa, pode ser uma boa linha para engajar os integrantes.

 

Utilize a imaginação dos seus alunos

Uma atividade muito interessante de ser incluída, principalmente para os pequenos, é deixar que a imaginação deles flua. Como? Com o que popularmente é chamado de “dublagem criativa”. Ou seja, os alunos pesquisam uma cena, seja de uma série ou um filme, sendo assim, o professor reproduz essa cena sem som para os demais alunos.

E aqui entra a imaginação. Os estudantes criam suas próprias dublagens, e conseguem envolver o assunto que está sendo abordado em sala de aula. Essa proposta pode ser executada tanto no ambiente remoto como no presencial. Incrível né?

 

Pesquisas de assuntos que despertem a curiosidade

Os professores podem propor um determinado tema a ser pesquisado, e os alunos podem elaborar suas apresentações com base na temática. Pedir que os estudantes tragam curiosidades, e descubram fatos relevantes para apresentar em sala de aula. Se igualando a sala de aula invertida, mas com uma proposta um pouco diferente.

 

Projeto interdisciplinar

Reúna disciplinas que se complementem e crie um projeto interdisciplinar. Envolver toda a comunidade acadêmica é fundamental para que esse tipo de atividade tenha sucesso. Escutar seus alunos para saber quais são as ideias também faz parte do contexto.

Por fim, encontre a melhor forma de engajar seus alunos no ensino híbrido. As aulas online são um desavio a parte para as instituições, mas sem dúvida, a tecnologia pode ser usada para apoia-los nisso. Promova uma boa experiência digital aos professores para gerar mais eficiência no dia a dia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

aluna indo prestar o enem
Educação

Notas Médias por Escolas do ENEM 2010

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou a relação com o desempenho das instituições de ensino, públicas e privadas, sobre