Não cometa estes 7 erros na captação de alunos

Não cometa estes 7 erros na captação de alunos

Ninguém tem dúvida que o processo de captação de alunos é vital para qualquer instituição de ensino. Mas, será que a sua escola ou faculdade está fazendo isso do jeito correto? Certamente, na tomada de decisões de uma gestão escolar eficiente, devem ser analisados e observados como as equipes estão trabalhando a busca pelos novos alunos. E alguns detalhes podem fazer toda a diferença, para evitar erros na captação de alunos.

A sua instituição pode fazer grandes ações promocionais, atrair visitantes e pessoas interessadas. Mas este é só o início do processo. O que vai determinar uma nova matrícula ou não, acontece depois disso. Nós reunimos algumas das situações corriqueiras que interferem no sucesso de uma boa captação de alunos.

Confira essas dicas e veja o que se encaixa para a sua realidade. Muitos ajustes talvez sejam simples, mas que promoverão um aumento quase que imediato dos resultados.

 

Não ter dados cadastrais das pessoas interessadas – não dê essa brecha se você quer captar alunos

Analisando a jornada de compra dos seus clientes, provavelmente você perceberá que a maioria não faz a matrícula no primeiro acesso ao seu site. A chegada do aluno em potencial acontece de forma lenta. Primeiramente, uma breve visita ao site, depois de algum tempo acontece o retorno onde a pessoa fica um pouco mais… Mas, quem é essa pessoa? Capte o endereço de e-mail das pessoas interessadas. Uma forma de fazer isso é criando uma landing page para disponibilizar o planejamento de conteúdo do curso. Nós temos um post que fala só sobre o que não pode faltar na sua divulgação de cursos.

 

Dificultar o relacionamento

Avaliações feitas com consumidores confirmam que: se o site não deixar claros os dados de contato direto com as equipes de atendimento, eles passam menos credibilidade. Ainda que o mundo esteja na era digital, não podemos esquecer que estamos falando de pessoas. E tratando sobre educação, isso é ainda mais importante. Este é um dos grandes erros na captação de alunos.

Deixe claro no seu site como a pessoa pode entrar em contato. As informações podem estar no cabeçalho, no rodapé, ou com botões flutuantes sobre o canto inferior da tela.

Não responder aos contatos de forma ágil – esse erro na captação de alunos diz muito sobre o seu relacionamento futuro

Quem manda uma mensagem espera a resposta em quanto tempo? Dias? Horas? A velocidade e a qualidade do seu retorno podem somar muitos pontos em seu favor.

Por isso, jamais deixe de responder as mensagens e faça isso de forma simpática. Simpática? Sim! Evite respostas secas, ou evasivas demais. Acertar o tom da abordagem é tão importante quanto todo o resto.

 

Ter a equipe bem alinhada e treinada

Quantas interações um possível aluno fará com a sua instituição? Talvez sejam várias, dependendo do curso e do valor da mensalidade. Afinal, é uma decisão mais importante para a carreira do aluno. E isso fará com que a pessoa interaja com vários colaboradores.

Portanto, treine o seu time, afine o discurso, alinhe as respostas padrões e os fluxos para as situações especiais. Garanta que todos tenham uma única voz, que para o seu aluno, significa a voz da sua instituição.

 

Ter um bom site preparado para a captação de alunos

Qual o canal de captação de alunos da sua instituição, online ou offline? Seja como for, tenha um bom site para a captação das matrículas (ou das pessoas interessadas). O site é o seu cartão de visitas, o seu folder, e muitas vezes, atuará como agente chave para que a pessoa decida se quer ser sua aluna ou não.

 

Conhecer a jornada de compra e o funil de captação

Embora muita gente faça o trabalho de divulgação apostando na própria experiência (e contando com a sorte), é necessário ter uma boa metodologia e estratégia. A definição das suas ações de divulgação, captação e relacionamento, dependem do conhecimento sobre a jornada de compra dos seus alunos. Monte a sua operação com base nisso, e tudo ficará mais simples. E se a sua captação de matrículas acontece pelo mundo online, tenha claras as etapas do funil de vendas e o estágio em que se encontra cada pessoa.

Simplificar o pagamento das mensalidades (é um dos erros mais comuns e que mais afasta os alunos)

Enfim, você divulgou os cursos, atraiu as pessoas interessadas. Elas visitaram o seu site, fizeram a inscrição, e chegaram na etapa de pagamento da mensalidade. Algo pode dar errado? Sim. Se ela escolher não pagar, tudo o que foi feito, deu errado.

Um dos maiores erros na captação de alunos é a complicação no recebimento das mensalidades. Portanto, torne isso ágil, fácil, prático. Evite que este pagamento possa ser feito com boletos bancários que serão registrados apenas no dia seguinte. Essas 24 horas podem ser usadas para que o aluno reavalie a decisão. Não abra essa janela de oportunidade.

De a preferência para o recebimento com cartão de crédito, especialmente, com a recorrência de pagamentos. Dessa forma a primeira parcela será paga na hora, e as demais serão faturadas automaticamente nos meses seguintes, sem comprometer o limite do cartão.

 

Você conferiu 7 situações que são erros comuns cometidos por muitas instituições de ensino. Use a tecnologia a seu favor e crie processos que sirvam como ponte entre as expectativas dos seus potenciais alunos e a sua instituição.