fbpx

Primeiros passos após a contratação de um sistema de gestão

Primeiros passos após a contratação de um software

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A adesão de um sistema ERP para a sua instituição é capaz de transformar completamente a forma com que as informações são transmitidas e organizadas dentro da sua empresa. Ele facilita as atividades do setor acadêmico e da área financeira, e ainda, proporcionar ótimas experiências digitais para professores e alunos com a plataforma online, de ensino EAD, além de controles e acompanhamentos que são fundamentais para as instituições. Por isso a fase de contratação de um sistema é primordial para o sucesso da implantação e da permanência do sistema como ferramenta de gestão.

Logo após o fechamento de contrato a instituição começa a sua preparação para a implementação do sistema. Alguns cuidados se fazem necessários no momento de migração de sistema, como:

  • Todos da equipe estejam acompanhando a mudança e preparados para o período de implantação;
  • A equipe deve ter claro quais recursos foram contratados;
  • É importante que todos saibam quais são os canais de comunicação oficiais para o consumo de informações e dicas sobre o sistema escolhido;
  • Caso a troca do sistema atinja a rotina dos alunos, eles também devem ser avisados e orientados quando chegar a hora certa;

Dessa forma a comunicação será fluída e a implantação pode ser iniciada tranquilamente. Agora que os cuidados com a migração de dados foram feitos. Vamos conhecer os 3 principais passos sobre a implantação de fato do sistema na sua instituição de ensino:

 

Planejamento de implantação

Como mencionado as instituições precisam ter uma comunicação clara – para que não surjam dificuldades de adaptação do novo sistema por parte da equipe – nessa fase as equipes podem montar um calendário e um planejamento de todas as atividades, demandas e prazos do período de implantação. Essa é a primeira necessidade após a contratação de um sistema, dessa forma a equipe da instituição e a equipe do sistema poderão se organizar.

 

Treinamentos

A instituição de ensino que fez a contratação do sistema precisa ser treinada para entender como adaptar seus processos para o novo sistema e para que possa aproveitar de todas as funcionalidades disponíveis. Esses treinamentos podem ser feitas através de uma trilha de aprendizado com vídeos e materiais de apoio ou com treinamentos com um consultor responsável. Independente da forma que a sua escola/faculdade irá receber as capacitações, é importante que todos os colaboradores que forem usar cada funcionalidade do sistema, estejam presentes e participem do processo de formação.

Não é indicado que apenas uma pessoa receba o treinamento, pois em uma possível ausência na instituição pode prejudicar a operação e o funcionamento da instituição e das suas áreas.

 

Adaptação

Após o final do processo de implantação, chega a hora da verdade. O processo de adaptação se estabelece neste ponto, e é fundamental que as pessoas estejam bem engajadas e abertas a viver as mudanças que a nova solução apresentar. Naturalmente, surgirão novas necessidades e dúvidas. Uma a uma, todas devem ser entendidas e esclarecidas.

A organização antecipada da instituição é vital para estes processos, garantindo que haverá tempo hábil para buscar o conhecimento necessário, fazer as configurações e testes, e validar o uso, seguindo as necessidades que a instituição apresentar.

 

O período de implantação após a contratação de um sistema pode ser muito tranquilo se todos estivem alinhados com as mudanças necessárias para a implantação.

Aqui no Unimestre nós seguimos todos esses passos de implantação, e muitos outros, sempre garantindo que esse período de contratação de um sistema ocorra da melhor forma. Faça a gestão da educação básica, da graduação e pós-graduação, dos cursos livres, de aula de reforço… o conteúdo que você desejar, do seu jeito. Solicite uma apresentação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.