Principais recursos do Portal do Aluno no Unimestre

Principais recursos do Portal do Aluno no Unimestre

Sem dúvida alguma o portal do aluno é um dos espaços mais importantes de interação e comunicação de qualquer instituição de ensino. Ter um portal amplo e eficiente, garante um relacionamento muito melhor entre os estudantes e a sua escola ou faculdade. Alguns recursos são fundamentais, e não podem faltar neste ambiente. Este post tem algumas dicas sobre o que não pode faltar no Portal dos Estudantes. Confira:

 

Um portal do aluno, um login e senha

Primeiramente, garante que seus alunos tenham um único local de acesso. Centralize todas as informações que ele precisa em um único local. Isso engajará muito mais o estudante a navegar pelo sistema, garantindo que ele tenha uma experiência muito melhor.

Portal acadêmico, portal financeiro, rematrícula, biblioteca, AVA, Moodle, download de arquivos… tudo isso deve estar reunido em um único local!

 

Acompanhamento ao diário de classe

Quando os alunos percebem que as atividades que eles estão realizando, são apresentadas no sistema logo depois, eles se sentem mais engajados e motivados.

Na medida em que os professores registram os conteúdos de aulas, frequências, que cadastram avaliações ou registram as notas dos alunos, estas informações já devem ser apresentadas para os estudantes. Esse acompanhamento deixa o aluno mais inteirado sobre o que está acontecendo nas disciplinas em que ele estiver matriculado. Se estiver com a frequência e notas altas, vai desejar que este desempenho não caia. Mas se tiver espaço para melhorar estes números, terá a oportunidade de conhecê-los para se motivar a isso.

 

Materiais de apoio

Os conteúdos de aula não ficam restritos ao período da aula. PDFs, apresentações, links de sites e materiais… os professores podem disponibilizar uma série de materiais para complementar ou reforçar o conteúdo das aulas. Estes materiais devem estar acessíveis aos alunos de forma fácil e ágil.

 

Recados e comunicação com os alunos

Um ponto chave é a comunicação com os estudantes. Ainda que o envio de e-mails seja algo fácil, muitas mensagens vão parar em caixas de spam ou se perdem em meio a tantos outros e-mails. Eles podem ser usados, mas apostar todas as fichas nele seria um erro.

Tenha uma ferramenta que permita a troca de mensagens entre os usuários. Gerencie com quem os alunos poderão interagir, permita que as mensagens sejam lidas pelo Portal do Aluno ou no aplicativo para smartphones.

 

Aplicativo integrado ao portal do aluno

Ué, mas essa postagem não fala sobre o portal do aluno ideal? Sim, é fundamental ter um portal de extrema eficiência. Mas é importante também que a sua instituição ofereça um aplicativo aos estudantes, com um resumo dos principais recursos disponibilizados no portal. Ter um APP auxiliará no relacionamento, e vai melhorar no relacionamento já que a sua instituição poderá enviar recados e notificações.

 

Ambiente EAD e semipresencial ao estudante

Os conteúdos a distância tem ganhado cada vez mais espaço em escolas e faculdades. O acesso a estes ambientes deve ser feito de forma integrada, ou, nativa em seu ERP Educacional. Vídeo aulas, download de arquivos, entrega de trabalhos para correções, fórum, enquete, chat… crie um ambiente alinhado com as necessidades da sua instituição.

 

Requerimento web

E se o estudante precisar de algum atendimento? Garanta que o portal web do aluno poderá auxiliá-lo nisso. Com um ambiente de requisições de atendimento, as demandas serão encaminhadas dentro dos fluxos estabelecidos pela sua instituição. O próprio aluno acompanhará, também, a data que cada atividade foi executada e a data prevista para a conclusão do atendimento.

 

Financeiro on-line do estudante

Os alunos (ou, seus responsáveis financeiros caso o aluno seja menor de idade), devem ter um acesso fácil aos dados financeiros. Consulta de situação de parcelas ou a geração de dados para pagamento são os pontos principais. Permita que os pagamentos sejam feitos por boleto bancário ou por cartão de crédito, pagando uma parcela individualmente ou de forma recorrente.

Garanta ainda acesso à negociação on-line de inadimplências. O portal do aluno pode ser muito mais do que um portal de conteúdos, pode ser o principal vínculo entre o estudante e todas as questões relacionadas a sua instituição.

 

Matrícula e rematrícula do aluno

Permita que a rematrícula dos cursos regulares, e matrículas extras sejam feitas diretamente pelo portal do aluno. Ajuste seu ERP Educacional para que ele faça as checagens necessárias, de adimplência, documentos obrigatórios e quantidade de vagas, por exemplo.

 

Consulta a biblioteca

Por fim, permita que os alunos consultem as obras, façam reservas e renovações de empréstimos na biblioteca física. Você tem contratada uma biblioteca virtual? Habilite a integração diretamente com a visualização do acervo e simplifique a experiência de utilização do sistema dos seus usuários.

 

O portal online dos alunos é a ponte entre eles e a sua instituição. Certamente, deve-se garantir uma experiência de uso intuitiva e eficiente. Evite a criação de vários logins e senhas ou ambientes distintos sem interação. Nesse vai e vem de acessos, o aluno pode perder informações importantes. Garanta que tudo estará em um único lugar, acessível e transparente.

As funcionalidades que nós relatamos nesta publicação, são aquelas que as instituições de alto padrão colocam para seus alunos. Cada item destes, está contemplado no Unimestre e pode ser utilizado através da nossa solução de gestão educacional. Fale com os nossos consultores e solicite uma demonstração do Unimestre.