Segurança de servidores: o que não lhe contaram sobre Ransomware

segurança de servidores: o que não te contaram sobre Ramsonware

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Nossos dados e equipamentos estão propícios a ataques de hackers a qualquer momento, e ter um backup das informações é uma ótima maneira de de proteção e para elevar a segurança de servidores da sua Instituição. Com o avanço da tecnologia, e eventualmente em alguns momentos o mal uso delas, pode nos trazer um grande problema. Ele pode agravar a situação quando o que está em jogo são dados de clientes – e em tempos de LGPD essa preocupação é bem-vinda.

Entretanto existem formas de garantir um ambiente seguro para os servidores e dados da sua instituição. Ter bons programas antivírus, firewalls de seguranças na rede e tecnologia de ponta para proteger o servidor. Outro caminho que exige menos conhecimento técnico, e pode ser até mais seguro, é ter um armazenamento em nuvem. Ele ajuda a prevenir qualquer tipo de mal, agindo quase como um antídoto.

 

O terrível ransomware para a segurança do seu servidor

Uma das práticas mais usadas pelos hackers é o Ransomware. Esse software é muito nocivo, pois restringe o acesso as informações do computador que for atacado. O mesmo acontece com os servidores que não tiverem boas políticas de segurança. É uma espécie de bloqueio, as informações são criptografadas e a liberação só é feita após o pagamento de um resgate, cobrado normalmente em criptomoedas. Caso não ocorra o pagamento, os arquivos podem ser perdidos.

Por esse motivo, ter as informações sempre protegidas é requisito para qualquer empresa. Nesse sentido, a tecnologia cloud é uma ótima aliada das empresas. Além do armazenamento seguro, com as melhores práticas de defesa, a sua instituição poderá contar com backups atualizados. Com tudo isso poderá evitar danos irreversíveis para a sua Instituição e seus clientes.

 

Quando USAR a cloud? E eu estou realmente SEGURO?

Quando falamos em segurança, todo cuidado é pouco, por isso, devemos sempre estar alertas para qualquer ocasião. Prevenção é palavra de ordem quando se trata de segurança de dados. Ou seja: crie e mantenha o hábito de geração de backup e armazene-o em um local seguro. Guarde desde os dados mais recentes, passando por aquela planilha de gastos do ano retrasado, até o histórico escolar do primeiro aluno que se formou em sua Instituição.

Manter estruturas exclusivas de segurança pode ser muito caro. Considere a contratação de serviços de empresas especializadas nesse serviço, com equipes treinadas para monitorar todo o ambiente 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Garanta que esse monitoramento seja feito o tempo todo e garanta que as melhores práticas de segurança estarão sempre sendo aplicadas. A organização é certamente um norteador para sucesso de qualquer empresa, mas também não há necessidade de perder o sono por isso, nosso dia-a-dia é agitado e não podemos deixar que algum problema nos deixe perder o foco.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Explore outros conteúdos

Tecnologia

YouTube Edu mira no ensino fundamental

SÃO PAULO – O Google Brasil inicia hoje uma nova fase da sua plataforma de vídeos de educação, YouTube Edu, lançada em novembro de 2013 para ser vitrine