fbpx

Senhas: como gerenciá-las da melhor maneira

boas práticas para a utilização das senhas de acesso

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Logins e senhas de acesso se tornaram parte da rotina das pessoas, atualmente nós utilizamos elas para quase tudo. Mas você sabe que além da criação delas, existem algumas boas práticas que devem ser executadas para que tudo ocorra com a devida segurança?

Abaixo, nós iremos dar algumas dicas do que é necessário fazer para garantir que seus acessos estarão protegidos.

 

Proteja suas senhas

Anotar as senhas em um papelzinho para não esquecer depois, funciona? Funciona, mas o risco de você perder o papel ou ele ser extraviado é alto. “Então como proteger minhas senhas?” Atualmente já existem aplicativos – que podem ser instalados em seu celular – que guardam seus acessos de uma forma segura.

 

Não compartilhe as suas senhas

As senhas são pessoais e intransferíveis. Compartilhá-las pode colocar o seu usuário em risco. Qualquer ação realizada com a o login e a senha, será de responsabilidade exclusiva da pessoa que for a proprietária dos dados de acesso. Quando as senhas são compartilhadas, elas acabam se tornando públicas, e com o tempo, um grupo ainda maior de pessoas acaba conhecendo os acessos, fazendo com que o responsável pela conta perca o controle por completo.

 

Utilize caracteres especiais

Suas senhas precisam ser fortes, e os caracteres especiais (@!#$%&) podem ajudar nisso. É muito comum que quando você cria um usuário de e-mail, por exemplo, o mínimo de caracteres exigidos é de 6 a 8, e se você utiliza os caracteres especiais sua senha consequentemente se tornará mais forte. Monte uma frase, ou uma palavra com as letras diferentes mas de fácil fixação. Evite utilizar sequencias óbvias como 1234, ou sua data de nascimento.

Por exemplo: “senha segura”, utilize então: “20.$&nHa.segUr@.21”

Ou então, se preferir utilize um site gratuito para gerar suas senhas.

 

Troque as senhas periodicamente

Não é uma regra fazer a alteração da sua senha de acesso de tempos em tempos, mas, é importante que suas informações sejam modificadas. É uma forma de você se prevenir de possíveis ataques hackers. Se um servidor de um serviço que você utiliza for atacado, e a sua senha for descoberta, a alteração periódica ajudará na proteção dessas informações.

 

Não utilize a mesma senha para todas as contas

Na mesma linha dos ataques hackers. Você já pensou se todas as suas contas de e-mails, redes sociais, no banco, tudo, estiver com os mesmos acessos? É muito mais fácil causar o “efeito dominó” de ataques com todos os seus acessos. Proteja-se criando senhas diferentes para cada conta.

 

Por fim, encontre uma maneira de se manter protegido, e é importante relembrar: o uso das senhas são individuais, e não devem ser compartilhadas com terceiros. Incentive essas boas práticas em sua instituição de ensino, entre colegas de trabalho, coordenadores, professor e alunos. Os acessos indevidos nas contas podem gerar prejuízos e impactos muito grandes. A prevenção, sem dúvida, é o melhor caminho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.