fbpx

Quer ser um gestor escolar mais inovador? Comece hoje mesmo!

gestão escolar inovadora

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

“Se a educação não for provocativa, não constrói, não se cria, não se inventa, só se repete.” Você concorda com essa fala de Mario Sergio Cortella? Essa é uma provocação para você refletir sobre uma gestão escolar inovadora.

Vivemos em um mundo cada dia mais dinâmico e, somado a isso, temos a enorme quantidade de informações que recebemos diariamente. Com certeza esses dois fatores impactam na realidade escolar.

Para acompanhar esse dinamismo e não ficar estagnado, mas, ao mesmo tempo, ter atitudes focadas no que realmente é importante para a sua instituição, a inovação é fundamental.

Porém, não basta pensar em inovação, é necessário demonstrar abertura para o novo, pois quando falamos em inovação, não nos referimos apenas à tecnologia. Ela é somente um dos pilares para uma instituição inovadora.

Nesse artigo vamos falar sobre como ser um gestor escolar mais inovador e de que forma isso contribui positivamente para a sua instituição de ensino.

Escolha uma gestão escolar inovadora

A vida é feita de escolhas, não é mesmo? Para gerir uma instituição não é diferente. Sobretudo, para ser um gestor escolar inovador, é preciso escolher isso para a sua conduta diária, ter um outro olhar, demonstrar abertura para o novo, ter disposição para experimentar – mesmo se falhar.

O mundo está cada vez mais acelerado e as mudanças estão acontecendo o tempo inteiro, mas nem sempre as informações certas chegam até as pessoas. Por isso, é fundamental ter proatividade e ir em busca do que está acontecendo.

Assim, você exerce um papel ativo na transformação de sua instituição e, de quebra, incentiva as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo. De que forma é possível fazer isso? Confira nos próximos tópicos.

Observe o mercado e as tendências

Por falar em proatividade, que tal ficar de olho no mercado em que você atua? Quando falamos em inovação, não significa falar, apenas, de tecnologia. Perceber as tendências da educação, de gestão, de metodologias pedagógicas é muito importante.

Acompanhar o que os seus concorrentes estão fazendo também pode ser uma boa prática para se inspirar e estar por dentro do que está acontecendo. Olhe para fora e pratique ou adeque dentro da realidade da sua instituição.

Atualização constante

Acompanhar o movimento do mercado é essencial, mas manter-se atualizado também é importante. Veja algumas práticas que você pode ter para estar sempre atualizado:

  • Ter conhecimento de práticas atuais de gestão;
  • Fazer networking com outros gestores escolares;
  • Participar da rede social Linkedin;
  • Fazer cursos livres de aperfeiçoamento e atualização;
  • Acompanhar eventos presenciais ou online relacionados a área educacional;
  • Ler materiais e atualizações da área educacional;
  • Ter uma escuta ativa e perceber ações que podem ser tomadas.

Um destaque para esse último ponto: ter uma escuta ativa significa ouvir quem divide o cotidiano escolar com você, seja o time administrativo, os professores e em especial, os seus alunos e responsáveis. Quem sabe possa surgir uma ideia através dessa troca de experiências?

Cultura de inovação

Nada melhor do que ter sinergia de ideias. Então, você pode ter o papel de disseminar uma cultura de inovação, ou seja, além de uma gestão escolar inovadora, os colaboradores da sua instituição também precisam seguir nesse mesmo caminho.

Dessa forma, a linha de frente da instituição que tem contato com os alunos e responsáveis, estará alinhada e poderá, inclusive, repassar isso no atendimento da secretaria ou na sala de aula, por exemplo.

Isso fará com que os alunos e pais saibam que a escola está atualizada com o mercado e as práticas/tendências que estão acontecendo no momento. Ainda é uma forma de motivar os alunos a usarem as tecnologias que a sua instituição oferta.

Do mesmo modo, os colaboradores sentirão abertura para propor sugestões, melhorias e ideias. Promover o pensamento de melhoria contínua é um exercício válido para todos os envolvidos em sua instituição. O trabalho em equipe promove uma troca interessante de informações. Assim, todos convergem para um mesmo destino: a inovação.

Agora sim, vamos falar de tecnologia

Por fim, precisamos falar de tecnologia. É claro que inovar também requer ferramentas que possibilitem uma transformação digital.

O administrador escolar é responsável por várias atividades da instituição, tanto administrativas e pedagógicas, quanto de relacionamento entre a escola e as famílias dos alunos etc.

Diante disso, ter um sistema de gestão escolar que otimize o tempo do gestor da escola e da equipe administrativa, permitirá que você possa se dedicar a outras demandas que, talvez nesse momento, não tenha tempo para tal.

Consequentemente, com mais tempo livre, você conseguirá pensar em uma gestão escolar inovadora. Será mais fácil conseguir desempenhar os pontos que falamos anteriormente.

Aliado a isso, também entra outro fator essencial que é oferecer uma tecnologia moderna aos seus alunos, seja em uma plataforma para ensino a distância, formas de pagamento de mensalidades alinhadas com a realidade financeira atual, ou até mesmo ter um portal acadêmico ou aplicativo de celular que facilite a comunicação e relacionamento.

Isso, além de contribuir para a vida acadêmica do aluno, agiliza a rotina da instituição, que pode se comunicar com os estudantes de uma forma ágil e eficaz, reduzir a inadimplência escolar e proporcionar uma experiência digital de qualidade.

Comece hoje mesmo

E tem hora certa para começar a ter uma gestão escolar inovadora? Não espere o momento ideal, a segunda-feira ou o próximo ano. A hora certa é agora. Com pequenas atitudes e constância você consegue ir criando uma cultura de inovação, que começa por você.

Muitas vezes, quando falamos em inovação, pensamos em algo grandioso. Mas não é preciso reinventar a roda. A melhor inovação é aquela que funciona, mesmo que seja simples.

Você sabia que o Unimestre pode te ajudar nessa jornada? Se você quer saber mais sobre um sistema de gestão escolar que está sempre atento às mudanças e atualizações tecnológicas, e também, por dentro do mercado educacional, conheça os recursos que oferecemos para as instituições.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Explore outros conteúdos

Busca no Unimestre.com

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Dicas e orientações para

Professores, Alunos e Responsáveis pelos estudantes

O Unimestre é um software de gestão educacional. Toda a gestão das informações de professores, estudantes, responsáveis… é de responsabilidade exclusiva das próprias instituições de ensino.

São elas que definem as regras de acesso e utilização do sistema.

Em respeito à privacidade dos seus dados, nós da Empresa que Desenvolve o Unimestre, não temos acessos aos seus dados pessoais.

Se você está buscando suporte ou tirar alguma dúvida, entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino.